sábado, novembro 29, 2008

Mesa-Redonda

A crise financeira, as perspectivas do novo governo americano e a configuração mundial do poder entram em pauta nesta mesa-redonda. Dividem os holofotes o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os ex-ministros Rubens Ricupero e Celso Lafer, o diplomata Gelson Fonseca Jr. e o economista Gilberto Dupas.
Teatro Eva Herz - Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073, Metrô Consolação
São 166 lugares.
Grátis. Ingressos distribuídos meia hora antes.
Quarta-feira, 03 de dezembro, das 19h às 20h30.

sexta-feira, novembro 21, 2008

8° Simpósio Nacional de Controle de Erosão

A ABGE - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental está promovendo o 8° Simpósio Nacional de Controle de Erosão, entre os dias 29 de março e 02 de abril de 2009 na cidade de São Paulo.
Esta edição terá como tema central a "Gestão para prevenção e controle de processos erosivos". O Simpósio pretende reunir profissionais de várias áreas do conhecimento para analisar e discutir as diversas e recentes experiências, indicar os principais desafios a serem vencidos e fornecer diretrizes e estratégias de políticas públicas para o controle e prevenção desses processos.
A 8ª edição do Simpósio busca ampliar os temas, envolvendo, além dos processos erosivos em áreas urbanas e rurais, a discussão em ambientes fluviais e costeiros e o grave problema do assoreamento. Um dos objetivos consiste em discutir, com os mais distintos atores (profissionais de instituições públicas, universidades e empresas privadas) projetos e pesquisas em diagnóstico, prevenção e recuperação dos processos erosivos.
Planeja-se reservar um dia para debater sobre a situação dos processos erosivos em cada estado do território brasileiro. O compromisso da comissão, após o evento, será buscar auxílios visando viabilizar a publicação de um livro sobre o diagnóstico dos processos erosivos no Brasil agregando os melhores trabalhos apresentados no evento.
A expectativa da Comissão Organizadora é receber contribuições de excelente nível técnico e que contemplem os temas propostos, os quais são de grande atualidade e relevância. Conclamamos a participação de todos, congregando a interdisciplinaridade das áreas e dos profissionais que atuam direta e indiretamente com esta temática.
Para mais informações, acesse:http://www.acquacon.com.br/8snce/

CPTEC disponibiliza vídeos educativos para download

O CPTEC disponibilizou em seu site os vídeos educacionais para seus usuários. A utilização é livre, não necessitando de compra ou licença de uso. Os diversos materiais educacionais, desenvolvidos pelo CPTEC / INPE, tiveram apoio financeiro de diversas instituições como: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, VITAE - Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, AEB - Agência Espacial Brasileira pelo projeto AEB Escola e do próprio INPE.
Os conteúdos desenvolvidos nos diversos projetos, além de ser um material didático auxiliar, tiveram como objetivo motivar alunos à pesquisa e busca de novos conhecimentos envolvendo o meio ambiente e as ciências atmosféricas através do uso da Internet e de Multimídia.
Os temas abordados foram tratados com um contexto multidisciplinar permitindo que professores de diversas disciplinas utilizem em seus cursos. Diversos Institutos de Educação e Pesquisa já utilizam o conjunto de CDs desenvolvidos. A assimilação de todo o conteúdo didático é rápida e por se tratar de uma nova forma de apresentação também motiva professores a utilizar melhor os recursos computacionais de suas instituições na preparação do material de suas aulas, palestras, eventos internos e abertos.
Na página dos Vídeos Educacionais você poderá conhecer todo o conteúdo didático desenvolvido, ter acesso a testes, questionário, experiências para serem trabalhadas fora da sala de aula, dicas de pesquisa para serem feitas na Internet, sugestões de trabalhos com dados reais de estações meteorológicas distribuídas por todo o Brasil, além dos links para download.
Algumas sugestões de desenvolvimento de projetos por alunos também são apresentadas, considerando o conteúdo de algumas das aulas.

domingo, novembro 16, 2008

O custo do desequilíbrio

Se o processo de mudanças climáticas não for interrompido, o mundo pagará um custo maior que o das duas guerras mundiais. A omissão representará, em 2080, mais 600 milhões de pessoas mal nutridas, mais de 400 milhões expostas à malária e mais de 1,8 bilhão vivendo sem água suficiente. A advertência foi feita pelo economista Nicholas Stern, conselheiro do governo britânico, em seminário promovido em Brasília pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

quinta-feira, novembro 13, 2008

Outra Amazônia - Laboratório das Biocivilizações do Futuro

Debate com Ignacy Sachs - Professor Honorário da École de Hautes Etudes em Sciences Sociales / Centro de Pesquisas do Brasil Contemporâneo

e a presença dos debatedores

Ladislau Dowbor - Economista / PUC-SP
Gilmar Mauro - MST (Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra)
Guilherme Leal - Natura
Ricardo Jung - Instituto Ethos
Marcelo Furtado - Greenpeace

O evento será realizado no TUCA/PUC - SP
Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo - SP
Entrada Gratuita - Retirada de ingressos na bilheteria. Sujeito à capacidade do local

quinta-feira, novembro 06, 2008

Pós em Geografia da UFPE realiza 7ª semana de atividades acadêmicas

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE realiza, de 10 a 12 deste mês, a 7ª semana de atividades acadêmicas intitulada "A Terra e o Homem no Nordeste no Período Histórico Atual", quando prestará homenagem póstuma ao professor emérito Manoel Correia de Andrade.
Serão apresentados os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos mestrandos e doutorandos, além de duas palestras com os professores Robert W. Morrill (Virginia Polytechnic Institute and State University - Virginia Tech) e Susan L. Woodward (Redford University). Morrill abordará "O status da educação geográfica nos Estados Unidos da América" e a professora falará sobre "Zonação altitudinal da vegetação nas Américas: padrões e paradigmas da zona temperada versus zona tropical". As apresentações ocorrerão no auditório do Departamento de Ciências Geográficas, 5º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).
Fonte: UFPE

terça-feira, novembro 04, 2008

Seminário discute cidades de maneira interdisciplinar

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de São José do Rio Preto (IHGG) realizará o 1º Seminário de Estudos Locais e Regionais.

O evento, que ocorrerá no dia 22 de novembro, no interior paulista, terá “Cidades em debate: os estudos urbanos numa perspectiva interdisciplinar” como tema central. Na ocasião serão realizadas mesas-redondas e apresentados estudos científicos interdisciplinares produzidos por profissionais de diversas formações acadêmicas e instituições universitárias, com destaque para pesquisas sobre a cidade e o ambiente urbano numa perspectiva local e regional.

A data final para as inscrições é 20 de novembro.Mais informações www.ihgg.org.br/seminarios.htm.