quarta-feira, dezembro 17, 2008

Livro do IG esclarece dúvidas sobre conceitos e emprego do termo restinga

A versão para a “web” do livro “Restinga - Conceitos e Empregos do Termo no Brasil e Implicações na Legislação Ambiental” já se encontra disponível para consulta e “download” no site http://www.igeologico.sp.gov.br/ps_down_outros.asp, do Instituto Geológico – IG, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA.
A publicação, que faz parte das atividades do Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), deverá ter sua versão impressa lançada em 2009.Com textos dos pesquisadores Célia R. G. Souza, Silvio T. Hiruma, Alethéa E. M. Sallun, Rogério R. Ribeiro e José M. Azevedo Sobrinho, o livro trata das dificuldades de aplicação das normas vigentes e das divergências técnicas em relação às restingas. Por causa dessas dúvidas, a SMA solicitou aos técnicos do IG uma análise crítica sobre a legislação existente e a proposição de mecanismos adequados para a efetiva proteção desse ambiente e dos demais a ele correlacionados.
No Brasil, o termo restinga apresenta vários significados, tendo sido utilizado de diversas maneiras por geólogos, geomorfólogos, geógrafos, biólogos, ecólogos, engenheiros e juristas. Essa polissemia que a palavra parece ter assumido ao longo do tempo tem gerado muitas discussões e controvérsias nos meios acadêmicos, além de causar problemas na aplicação da legislação ambiental vigente nas áreas costeiras onde o termo é adotado.
O livro faz uma revisão dos conceitos e dos diferentes empregos do termo restinga no país e, em especial, no Estado de São Paulo. Com essa finalidade, os autores fazem um resgate histórico da definição original do termo (conceito geológico-geomorfológico), da sua utilização em outras disciplinas das ciências ambientais (conceitos botânico e ecológico) e das modificações que o mesmo foi sofrendo ao longo do tempo, até ser incorporado na Legislação Ambiental Brasileira.
A partir desse resgate e dos conhecimentos sobre os ambientes sedimentares costeiros no litoral paulista e as vegetações a eles associadas, são revistos alguns conceitos que suscitaram reflexões a respeito do emprego do termo restinga na legislação analisada.

segunda-feira, dezembro 15, 2008

A QUESTÃO DO DIESEL E SEUS EFEITOS PARA A SAÚDE PÚBLICA

REALIZAÇÃO: UMC e APRODAB
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2008 (terça-feira)
HORÁRIO: 19:00 ÀS 22:00
LOCAL: UMC - CAMPUS VILLA LOBOS - Auditório
Av. Imperatriz Leopoldina, 550, Lapa

PROGRAMA:
19:00h - ABERTURA DO EVENTO COM A PRÓ REITORA DA UMC E VEREADORES GILBERTO NATALINI E SONINHA

19:30h - INÍCIO DOS DEBATES - COMPOSIÇÃO DE MESA:
DRA. ANA CRISTINA BANDEIRA LINS - Procuradora da República
PROF. DR. PAULO SALDIVA - Faculdade de Medicina da USP
DR. JOSÉ LUTTI - Promotor de Justiça do Meio Ambiente
DR. VOLF STEINBAUM - Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
SR. FREDERICO KREMER - Representante da Petrobrás
REPRESENTANTE DA ANFAVEA (a ser indicado)
REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL(a ser indicado)

21:30h - ABERTURA DO DEBATE PARA OS ALUNOS

22:00h - ENCERRAMENTO

*** Para comparecer, é preciso se inscrever através do e-mail fkatinskas@umc.br colocando INSCRIÇÃO/DIESEL no campo Assunto.

sábado, dezembro 13, 2008

Novo curso de Pós-Graduação no UNIFIEO

O Centro Universitário FIEO - UNIFIEO juntamente com o Departamento de Geografia da instituição, lançaram recentemente o seu mais novo curso de Pós-Graduação Lato-Sensu na área de Planejamento Urbano e Regional: Gestão de Cidades e Planejamento Urbano e Regional.

Os objetivos do curso são capacitar profissionais da área das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas para atuar nas áreas de planejamento urbano e gestão de cidades, por meio de aprofundamento teórico sobre os processos de produção do espaço urbano e aspectos de suas administrações e também por meio da aprendizagem de recursos técnicos relacionados à cartografia temática aplicada a essa área, visando à melhora e manutenção do bem público e da qualidade de vida urbana. Atualização dos conhecimentos técnicos voltados ao gerenciamento das cidades e ao planejamento urbano e regional e aprofundar e atualizar os debates sobre teorias específicas da cidade e do planejamento por meio de realização de pesquisa em nível de monografia.

Já o público-alvo é formado por profissionais graduados em Geografia, História, Direito Arquitetura, Urbanismo, Engenharia (Civil, Agronômica, Florestal, Química), Geologia, Biologia, Administração, Economia, Sociologia e outros de diversas formações que exercem ou pretendem exercer atividades relacionadas ao Planejamento e Gestão do Urbano, seja no setor público, privado ou ONG’s. Os profissionais que atuam nas secretarias municipais da região são potencialmente os primeiros interessados e os objetivos do curso permitem atender a essa grande demanda que precisa de especialização.

O curso possui uma carga horária total de 360 horas, duração de 12 meses e as aulas acontecerão no Campus Vila Yara às segundas, quartas e sextas-feiras das 19:30h às 23h. Em relação ao quadro de professores, vale destacar que mais de 60% são doutores e os demais mestres.

Para maiores informações acerca do curso acesse: http://www.fieo.br/ > link Pós-Graduação

A Annablume e a Livraria Martins Fontes/Paulista convidam para o lançamento do livro

De invisíveis a protagonistas
populações tradicionais e unidades de conservação
de
Lucila Pinsard Vianna

Dia 16 de dezembro de 2008, terça-feira, a partir das 18:30hs
Livraria Martins Fontes/Paulista
Avenida Paulista, 509 - Estação Brigadeiro
São Paulo - SP / (11) 2167-9900 / (estacionamento: Rua Manoel da Nóbrega, 95)
Formato 16x23cm, 340 páginas, R$ 48,00

A Coordenação do curso de Geografia do UNIFIEO e a Coordenação do Projeto Osasco-Cabo Verde do Programa de Cooperação em Ciências Sociais para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT),

CONVIDAM PARA A PALESTRA

A diáspora caboverdiana e a idéia de Nação

ministrada pela Profa. Iolanda Maria Alves Évora, pesquisadora do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) e da Universidade Autônoma de Lisboa.
Dia 15/12, segunda feira, as 8:00h
Local: UNIFIEO, Av Franz Voegeli, 300, Osasco
Anfiteatro amarelo
Entrada Gratuita e sem necessidade de inscrição prévia
Maiores informações no telefone: 11-36519999