quarta-feira, maio 05, 2010

3º Seminário de Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural

O Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promoverá, nos dias 13 e 14 de maio, em Campinas (SP), a terceira edição do Seminário de Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural.

Segundo os organizadores, o seminário objetiva dar continuidade às discussões realizadas nos seminários anteriores voltando-se, na nova edição, à discussão sobre os processos de gestão pública e privada dos centros históricos no Brasil, ao processo de ideologia espacial que envolve a formação de imagens em paisagens patrimonializadas e aos projetos de intervenção e turistificação do patrimônio cultural nas cidades brasileiras.

O evento é destinado a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino médio e superior das redes pública e privada, representantes do poder público e da sociedade civil envolvidos e interessados no aprofundamento teórico, prático e político sobre a relação entre patrimônio cultural, turismo e geografia.

Haverá mesas-redondas, conferências e oficinas. A conferência “Patrimônio cultural, turismo e território” será proferida por Rodolfo Bertoncello, da Universidade de Buenos Aires.Na ocasião, também será lançado o livro "Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural".

“Geotecnologias e patrimônio cultural: o que se pode fazer?”, “Políticas e planejamento em turismo”, “A hospitalidade e seus símbolos: a cultura como fetiche”, “Patrimônio cultural: imagem e ideologia espacial”, entre outros, serão alguns dos assuntos em discussão no seminário.

O evento será realizado no salão nobre da Faculdade de Educação da Unicamp, localizado na av. Bertrand Russel, 801, Cidade Universitária Barão Geraldo. As oficinas serão realizadas em salas de aula do Instituto de Geociências.

Mais informações: www.rc.unesp.br/cibiodin2008, geografiaturismoepatrimonio@gmail.com