sábado, outubro 25, 2008

Palestra debate os efeitos da poluição em corredores

Dia 30 de outubro, às 20h, Ibsen Wilde Dalla Déa Junior fará a palestra “Efeito da poluição do ar em corredores no Ibirapuera” com base em sua dissertação de mestrado. O estudo avaliou a freqüência cardíaca, a pressão arterial e a capacidade pulmonar dos participantes da pesquisa antes e depois da atividade física para verificar os efeitos da poluição atmosférica no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
O encontro será na sede da Fundação SOS Mata Atlântica, à Rua Manoel da Nóbrega, 456, Paraíso, São Paulo. Para participar, não é necessário se inscrever antecipadamente, basta comparecer no local.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3055-7888 ou pelo email agenda@sosma.org.br

quinta-feira, outubro 23, 2008

Tópico Informativo: como colocar powerpoint no Blog

Pessoal! Tem muita gente com dúvidas de como colocar powerpoint e pdf online (para baixar) então aqui vão as dicas!

1) cadastre-se no divshare: www.divshare.com.br

2) no próprio portal (após ter feito o devido cadastro) você vai ter as opções de compartilhamento (share em inglês quer dizer compartilhar. Esta palavra dá o link para as formas de compartilhamento).

Você pode colocar o powerpoint online (para ser acessado somente através do portal) como no exemplo abaixo:



Nesta opção você apenas copia (control+c) os códigos e cola no Blog. Simples! E neste outra você coloca o link:

Baixar powerpoint: empreendedorismo transformando idéias em negócios

Para baixar pdf: estudo sobre empreendedorismo no Brasil

Com o código fornecido pelo portal divshare você vem no blog e utiliza a tecla "link" (esta na borda de cima do lado da tecla negrito ou itálico no editor de texto do blog).

Uma outra alternativa que tem somente a opção para baixar (e não ficar online) é o site: www.wikiupload.com

O procedimento é similar, mas este tem a opção de não se fazer cadastro. Por exemplo, você pode baixar o powerpoint da palestra sobre o meu PIBIC (poderia ser o mesmo processo para pdf) direto: baixar powerpoint PIBIC Ubiratan


Qualquer dúvida é só perguntar aqui (ou na faculdade) que eu esclareço mais!

Abraços!

Ubiratan




quarta-feira, outubro 22, 2008

O Trabalho de Campo em Geografia - O Caso da Geologia

O trabalho de campo em Geografia com vistas para o processo geológico ao qual o planeta Terra atravessou tem um valor extraordinário e um significado especial, segundo a análise do fenômeno a ser estudado, seja ele econômico, político ou ecológico. A Geologia, além de ser uma ciência que busca compreender os processos de evolução do sistema físico do planeta, mais especificamente das rochas - e dos processos ao qual elas atravessam (já que há o ciclo das rochas), também evidência como o fator científico que a ciência possui contribuiu para a criação de um novo conceito de tempo da Terra, dos significados das diferentes formações rochosas, de sua interação com os outros sistemas geossistêmicos, do valor humano, quanto aos diferentes tipos de atribuções ao uso das rochas quer seja na técnica, na ciência, na religião, nos valores afetivos, etc,...e também de como a atual configuração fisica do planeta influem nos processos referentes à sociedade. Afinal, a exploração dos recursos minerais é uma atividade econômica presente na humanidade já de longa data (do uso dos recursos à noção de domínio espacial, morfológico, político e social).
Compreender um processo requer compreender desde sua origem; a sua construção epistemológica, seu edificio teórico, seu valor intectual e sua presença no cotidiano, é ter olhar crítico, não ao senso comum, mas para construir uma idéia à partir da(s) ciencia(s) que se estuda(m) o(s) fenômeno(s) e que neste caso contempla(m) a Geogafia e a Geologia.

terça-feira, outubro 21, 2008

Curso de extensão GEOPROCESSAMENTO UTILIZANDO O SPRING, no UNIFIEO

O Centro Universitário FIEO - UNIFIEO está oferecendo o curso de extensão - também aberto para toda a comunidade - GEOPROCESSAMENTO UTILIZANDO O SPRING. Para realizar a sua inscrição bem como obter maiores informações a respeito, acesse o site www.fieo.br, link Extensão e em seguida clique em "Cursos para Comunidade".

Duração: 9 horas
Início Curso: 06/11/2008
Final Curso: 25/11/2008
Aulas: Terças e Quintas-feiras, das 11h às 12h
Professora: Dra. Diana Sarita Hamburger
Investimento: R$ 45.00
Mínimo de alunos: 10
Inscrição até: 24/10/2008

terça-feira, outubro 14, 2008

3ª Mostra de Cinema de Osasco

Começa nesta terça-feira (14/10) a terceira edição da Mostra de Cinema Brasileiro de Osasco, com a exibição de longas recentes, como o premiado Estômago, de Marcos Jorge, e Encarnação do Demônio, de José Mojica Marins - o Zé do Caixão.A cerimônia de abertura do evento será conduzida pelo crítico Rubens Ewald Filho e o filme Chega de Saudade, de Laís Bodanzky (Bicho de Sete Cabeças), será exibido. O evento ocorre entre os dias 14 e 19 de outubro.Confira a programação do evento em http://mundogeofieo.blogspot.com.

segunda-feira, outubro 13, 2008

Imposto segura o vento no Brasil

Os impostos sobre equipamentos e operação são os principais obstáculos para o desenvolvimento da energia eólica no Brasil. Com ventos e terrenos em abundância, sobretudo no litoral do Nordeste e Sul e na Chapada Diamantina, o potencial eólico estimado é de 143 mil MW, o que representa mais que toda a energia eólica gerada no mundo até hoje. Mas, mesmo com a elevada capacidade de geração, o Brasil tem um dos índices mais tímidos de aproveitamento desse tipo de energia, segundo o Global Wind Energy Council (GWEC), grupo que reúne instituições do setor.

quinta-feira, outubro 09, 2008

Proposta inclui Cerrado e Caatinga entre biomas considerados patrimônio nacional

Aguarda votação no Plenário do Senado Federal a proposta de emenda à Constituição (PEC 53/01) de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que inclui o Cerrado e a Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional. A proposta altera a redação do artigo 225 da Constituição, o qual estabelece que é dever do poder público e dos cidadãos defender e preservar esses biomas.
O dispositivo considera patrimônio nacional a Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica (região litorânea do país), a Serra do Mar (litoral leste-sul brasileiro), o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira (transição entre regiões continental e marítima).
Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação adjacentes e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
Na justificação, Demóstenes argumenta que a ocupação desses biomas deve ocorrer de modo a garantir a preservação do meio ambiente, coibindo práticas predatórias na exploração dos recursos naturais.
O senador explica que a inclusão do Cerrado como patrimônio nacional deve-se ao fato de este ocupar cerca de um quarto do território do país, e, principalmente, de englobar ampla biodiversidade. Quanto à Caatinga, ele observa que esse bioma pode ter sido o mais severamente devastado pela ação humana, resultando em esgotamento de grande parte do solo e em processos erosivos e de sanilização.
Fonte: Jornal do Senado, Brasília, 29 de setembro a 5 de outubro de 2008, página 2.

terça-feira, outubro 07, 2008

Desvendando um pouco sobre cartografia

Um dos fatos históricos mais relevantes para a Cartografia foi o cálculo da circunferência da Terra, feito por Eratóstenes no século III AC. Por isso, Eratóstenes é conhecido como o pai da Geodésia.

A Circunferência da Terra

Eratóstenes (276 AC) nascido em Cyrene (atual Líbia) foi um escritor, cientista, astrônomo e poeta grego e também o primeiro homem a ter calculado a circunferência da Terra.

Eratóstenes é considerado um dos patronos da geodésia porque ele foi o primeiro a descrever e aplicar uma técnica científica de medida para determinar o tamanho da Terra. Ele usou um princípio simples para calcular o tamanho de um grande círculo terrestre (círculo que atravessa o Pólo Norte e Sul).

Sabendo o comprimento de um arco (l) e o tamanho do ângulo central correspondente (alfa), é possível obter o raio da esfera da simples proporção entre o comprimento do arco e o tamanho do grande círculo (ou circunferência, 2.pi.R no qual R é o raio da Terra) igualado à proporção entre o ângulo central e o ângulo da circunferência inteira (360°)

Para determinar o ângulo central alfa, Eratóstenes escolheu a cidade de Siene (atual Aswan) porque o Sol no solstício de verão iluminava o fundo de um poço exatamente ao meio dia, ou seja, neste dia e neste horário o sol estava na vertical sobre este lugar.

Ele assumiu que todos os raios de sol que chegam à Terra são paralelos e observou que os raios de sol em Alexandria no mesmo tempo (solstício de verão ao meio dia) não eram verticais, mas sim inclinados de um determinado ângulo que valia 1/50 de uma volta completa da Terra.

Usando dados obtidos por agrimensores da época, ele calculou a distância (l) entre Alexandria e Siene como sendo 5.000 stadia. Usando a equação acima, Eratóstenes obteve para o comprimento de um grande círculo, 50 x 5.000 = 250.000 stadia. Usando um valor contemporâneo para o stadium (1 stadium = 185 m), chega-se ao valor de 46.250.000 m.
ESQUEMA GRÁFICO MOSTRANDO A TÉCNICA EMPREGADA POR
ERATÓSTENES PARA CALCULAR A CIRCUNFERÉNCIA DA TERRA

O resultado é aproximadamente 15% maior em comparação com as medidas modernas, mas o resultado dele foi extremamente bom considerando as suposições e o equipamento com que as observações foram feitas.
fonte: www.esteio.com.br

quarta-feira, outubro 01, 2008

ESCOLHA UM LOGO PARA O ATELIÊ DE CARTOGRAFIA

Até o dia 10 de outubro você (alunos, ex-alunos e professores do curso de Geografia) poderá participar da escolha da logomarca do Ateliê de Cartografia mandando um e-mail para ateliecartografia@gmail.com ou no próprio ateliê de segunda à sexta, das 8 horas às 12 horas (procurar Ana Helena). Você poderá escolher três entre as dezesseis logomarcas criadas pelos alunos do curso de Design Digital do UNIFIEO. Veja a seguir as logomarcas concorrentes. Com um "clique" sobre a imagem ela ampliará e você poderá ver o nome do grupo autor da logomarca para quem o voto deverá ser atribuído no e-mail.