quinta-feira, abril 30, 2009

10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia

Os Encontros Nacionais de Práticas de Ensino em Geografia – ENPEG – são organizados regularmente a cada biênio desde 1985. Entre 30, 31 de agosto e 01 e 02 de setembro de 2009, será realizado em Porto Alegre, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o X ENPEG.

O Ensino de Geografia e suas Composições Curriculares é a temática geradora para problematizar questões referentes a inclusões sociais, práticas de ensino, livro didático, projeto de sociedade, escola contemporânea, formação docente, aprendizagens, através de conferências, mesas redondas, e grupos de diálogos.

Mais informações no link:http://www.ufrgs.br/Faced/enpeg/

2º SIMPÓSIO NACIONAL O RURAL E O URBANO NO BRASIL

O 2º Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil vem, neste encontro, discutir as relações entre o rural e o urbano na produção geográfica brasileira, com o objetivo de trazer para discussão temas polêmicos e de importância significativa para a investigação das relações entre campo e cidade.

Portanto, no período de 27 a 29 de maio de 2009, a comunidade acadêmica constituída por pesquisadores, professores e estudantes de Geografia e áreas afins estará no Rio de Janeiro aprofundando este debate.As atividades programadas para este evento procuram contemplar as mais recentes discussões no âmbito da Geografia Agrária e da Geografia Urbana, a fim de permitir um aprofundamento e uma reflexão no tema norteador do evento.

O rural e o urbano, o campo e a cidade têm sido discutidos como realidades socioespaciais. No entanto, os debates teórico e conceitual estão dispersos em vários trabalhos e refletem uma preocupação de se constituir no centro das análises.

Eventos importantes como o Simpósio Nacional de Geografia Urbana, Encontro Nacional de Geografia Agrária, Simpósio Internacional de Geografia Agrária, Encontro de Grupos de Pesquisa Agricultura, Desenvolvimento e Transformações Sócioespaciais e Simpósio Internacional sobre Cidades Médias, têm se constituído em espaços privilegiados de discussão.

Destarte, o objetivo desse Simpósio é o de aprofundar os debates realizados entre o rural, o urbano, o campo e a cidade no Brasil, incorporando a tradição da reflexão geográfica e dando lugar a novas matrizes de leitura destas realidades socioespaciais.

Serão privilegiadas as pesquisas que trabalhem integradamente o rural e o urbano em escala local, regional, nacional, rompendo com o formalismo reducionista do rural definido a priori, por exclusão do urbano, como até aqui, e que reforcem o espacial/territorial, mas em complexos espaciais/territoriais mais amplos que permitam ver regiões com caracterísitcas, mais ou menos rurais, cidades em regiões rurais e agropecuária em regiões urbanas.

O evento contará com os seguintes eixos temáticos:
1) O campo e a cidade no Brasil do passado; 2) Dilemas na conceituação da cidade e do urbano no Brasil; 3) Dilemas na conceituação do campo e do rural no Brasil; 4) Ruralidades e Urbanidades presentes no território brasileiro.

A partir dos eixos temáticos serão organizadas as conferências de abertura e enceramento, as mesas redondas e as comunicações livres. O Simpósio será estruturado em duas conferências, três mesas redondas e comunicações livres, conforme programação

Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJConferência e Mesas: Capela Ecumênica Comunicações Livres: Salas do IGEOG

PROGRAMAÇÃO
Dia: 27/5/09 – quarta-feira
10h - 14h– Credenciamento
14h30 – Abertura 2º SIMPÓSIO NACIONAL O RURAL E O URBANO NO BRASIL
15h – Conferência de abertura “O urbano e o rural, o campo e a cidade na produção geográfica brasileira”. Prof. Dr. Roberto Lobato Correa (UFRJ).
16h -18h30 – Mesa I “A relação campo x cidade na perspectiva da geografia agrária” Julio Cesar Suzuki (USP), Rosa Medeiros (UFRGS), Denise Elias (UECE). Mediador Augusto Pinheiro (PUC-RJ).
18h – Confraternização

Dia: 28/5/09
8h30 -12h – Comunicações Livres
12h – 14h – Almoço
14h -16h – Comunicações Livres.
16h30 -18h30 – Mesa II – “A relação cidade x campo na perspectiva da geografia urbana”. Maria Encarnação Beltrão Spósito (UNESP Presidente Prudente), Beatriz Ribeiro (UFU), José Borzachiello da Silva (UFCE). Mediador Miguel Ângelo Ribeiro (UERJ).

Dia: 29/5/09
08h30-12h – Comunicações Livres
12h – 14hh – Almoço
14h -16h – Mesa III: IBGE: coleta de dados e a produção de informações sobre campo e na cidade. Adma Hamam de Figueiredo (IBGE), Maria Luisa Castello Branco (IBGE), Antônio Carlos Simões Florido (IBGE), Luis Antônio Pinto Oliveira (IBGE). Mediadora Ivete Oliveira Rodrigues (IBGE).
17h00min – 18h00min: Conferência de encerramento “Urbanidades e ruralidades na investigação do campo no Brasil” pelo prof. Dr. João Rua (UERJ e PUC-RJ).
18: 00 - Encerramento

Mais informações no link: http://www.planetaorganico.com/agr-urbana.htm

sábado, abril 25, 2009

Serra da Meruoca torna-se área de proteção ambiental

A Serra da Meruoca, situada ao norte do Ceará, conhecida por sua beleza natural, quedas d'água, riachos, trilhas e clima agradável, foi transformada em área de proteção ambiental (APA) pela Lei 11.891/09. A nova legislação vai permitir proteção da flora e da fauna de 608 hectares da serra, situada a 18 quilômetros da cidade de Sobral e a 257 quilômetros de Fortaleza.

A partir de agora, serão adotadas medidas para melhorar a qualidade de vida da população, disciplinar as atividades desenvolvidas na área, ordenar o turismo e despertar as crianças para a educação ambiental. Hoje, mais de 40% das vertentes da serra encontram-se em processo de degradação. Desmatamento, queimadas, extração de granito, uso de agrotóxicos, lixo e assoreamento de riachos são alguns dos problemas.

Foram vetados dois dispositivos da lei por existirem duas cidades incluídas nos limites da APA: o que proibia a implantação de projetos de urbanização, realização de obras de terraplanagem, atividades agrícolas e abertura de estradas e de canais; e o que vedava o despejo, nos cursos d'água abrangidos pela APA, de quaisquer efluentes, resíduos ou detritos.

A justificativa dos vetos é de que essas proibições poderiam criar entraves para a gestão de infraestrutura e serviços urbanos. A proposta que deu origem à lei, do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), contou com a participação de prefeitos, parlamentares e pesquisadores da Universidade Estadual Vale do Acaraú, da Fundação Cepema e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

terça-feira, abril 07, 2009

Palestra Epicentro Web 2.0: Palestra sobre Geoprocessamento no Rio de Janeiro

Esta é uma palestra que foi realizada no Rio de Janeiro sobre a convergência entre Política (deputado), Universidade (alunos e estagiários), Sociedade (sociedade civil) e novas tecnologias. O georeferenciamento é um elemento central da palestra. O político chamado Índio e sua equipe (envolvendo geógrafos) mapearam o Rio de Janeiro e produziram mudanças significativas na sociedade.




Os slides