segunda-feira, fevereiro 15, 2010

2º CICLO DE PALESTRAS SOBRE ASTRONOMIA

A Livraria Internacional SBS e a Associação Filosófica Scientiae Studia estão promovendo, no mês de marçco, o 2º Ciclo de Palestras em Astronomia. Neste ciclo o prof. Claudemir Tossato fará uma introdução aos principais aspectos do tratamento astronômico e cosmológico dados por Tycho Brahe e Johannes Kepler para as questões postas pela proposta copernicana de centralidade do Sol e de movimentos para a Terra.

Confira a programação:
- 05 de março - 18h30: A astronomia e a cosmologia de Brahe e de Kepler
Na 1ª palestra o autor abordará o período de transição entre as hipóteses originais de Copérnico, em 1543, e os trabalhos de Kepler e Galileu, em 1610. Tycho Brahe e o seu modelo híbrido de universo como alternativa para o copernicanismo. As observações astronômicas como critérios para a formulação teórica.

- 19 de março - 18h30: Kepler e a defesa do copernicanismo
Nesta palestra o autor abordará as leis dos movimentos planetários como expressão da realidade do mundo celeste centrado no Sol e como movimentos para a Terra. As hipóteses astronômicas não servindo apenas para o cálculo, mas como representação da realidade do céu.

Local:
Livraria Internacional SBS
Av. Dr. Vital Brasil, 695 - ButantãMais informações:
livrariainternacional@sbs.com.br / (11) 3819-4001

Currículo do palestrante:
Prof. Dr. Claudemir Roque Tossato possui graduação, mestrado e doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo. É professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP em Guarulhos. Trabalha na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, principalmente nos temas: Kepler, Astronomia, Realismo e Hipótese. Membro e colaborador da Associação Filosófica Scientiae Studia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário