sábado, abril 03, 2010

Júlio Verne e a sua "Viagem ao centro da Terra"

Nas obras do escritor francês Júlio Verne (1828-1905), encontramos diversos assuntos relacionados a ciência geográfica. Temas como a Lua, o planeta Terra, viagens, países e povos, culturas, vegetação, animais, conflitos, entre outros, são sempre abordados envoltos em histórias fantásticas.

Os críticos literários consideram-no como o precursor do gênero de ficção científica, sendo que em seus livros ele fez predições sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua (o homem somente chegou a Lua em 1969). Verne pesquisava muito antes de escrever as suas histórias, tanto que algumas nem pareciam ficção e sim, relatos verídicos.

Sem dúvida, ao ler as obras de Verne observamos como que os conhecimentos de Geografia são aplicados e fazem diferença numa viagem e/ou expedição, por exemplo.

Um dos livros mais fantásticos e interessantes de Júlio Verne é a "Viagem ao centro da Terra", cuja história já foi adaptada cinco vezes para o cinema, sendo a última, em 2008.

O livro foi publicado inicialmente em 1864. A aventura é narrada pelo personagem Axel, um jovem alemão, sobrinho de um ilustre geólogo, o Dr. Otto Lidenbrock, que juntos realizaram uma grandiosa viagem às profundezas subterrâneas do planeta Terra.

Uma forma de ler o livro é realizar o download dele através do link abaixo.
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário