terça-feira, novembro 02, 2010

Exposição "As construções de Brasília"



Tive a oportunidade de visitar a exposição "As construções de Brasília" na Galeria de Arte do Sesi-SP (Av. Paulista, 1313 - Metrô Trianon-Masp) e a visita realmente valeu a pena, quer pela organização da exposição que contou com a parceria do Instituto Moreira Salles com o Sesi-SP, quer pela qualidade das fotos ali expostas.

O total de 140 fotografias (todas do acervo do Instituto Moreira Salles) nos remetem ao grande desafio que foi tirar Brasília do papel. Uma cidade que nasceu no meio do nada, no meio da vegetação do cerrado que foi suprimida para dar lugar ao sonho de Juscelino Kubitschek. É possível acompanharmos o nascimento de uma cidade que representava naquela ocasião o que mais tinha de novo na arquitetura moderna pensada pelo francês Le Corbusier e colocada em prática por Niemeyer e Lúcio Costa.

A grandiosidade dos monumentos ofusca os principais personagens dessa história: os candangos, trabalhadores vindos de todas as partes do Brasil, sobretudo do nordeste, que construíram Brasília e foram os seus primeiros habitantes. Por não terem lugar na cidade que nascia, os pobres trabalhadores formaram os primeiros núcleos urbanos ao redor da cidade, chamados hoje de cidades-satélites, muito carentes de infra-estrutura. Assim, nas imagens captadas pelos fotógrafos aparece uma Brasília que já nasceu desigual, tendo de um lado obras de arte, monumentos suntuosos e do outro regiões desprovidas de qualquer infra-estrutura apinhadas de gente humilde e pobre, como a Sacolândia, acampamentos onde famílias de candangos viviam em moradias feitas com sacos de cimento vazios, tão bem retratada pelas lentes do fotógrafo francês Marcel Gautherot.

A exposição é gratuita e vai até o dia 16 de janeiro de 2011. Horário de funcionamento: segunda-feira, das 11 às 20h, terça-feira a sábado, das 10h às 20h e domingo, das 10h às 19h. Telefone para contato: (11) 3146-7405 / 3146-7406.

Na foto acima "Dia da inauguração" (laje de cobertura do edifício do palácio do Congresso Nacional), 1960
Crédito: Thomaz Farkas/ Acervo Instituto Moreira Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário