domingo, novembro 14, 2010

Debate: As cidades brasileiras e os desafios ambientais

Data e Horário:
17 de novembro, de 2010, quarta-feira das 14:15h às 17:30h.

Local:
Anfiteatro da Fundap (Rua Alves Guimarães, 429 / 5º andar, Pinheiros, São Paulo/SP, www.fundap.sp.gov.br).

Tema:
As cidades brasileiras e os desafios ambientais – o saneamento ambiental/sistema de drenagem e a urbanização/produção habitacional.

A questão da produção do espaço urbano e da gestão dos recursos ambientais nas cidades brasileiras está criticamente ligada ao modelo histórico de ocupação e regulação do solo urbano, tanto pela insuficiência de planejamento como pela aplicação de modelos técnicos superados. Há, sem dúvida, experiências localizadas importantes, porém muito aquém das reais necessidades frente à saturação da expansão urbana.
Para uma aproximação ao vasto campo que compõe essa problemática o seminário deverá focar a produção do espaço urbano, para fins habitacionais e o saneamento ambiental - no que se refere ao sistema de drenagem urbana.
Os atuais desafios estão postos para toda a população, mas, sobretudo para as entidades públicas que devem assumir novas atribuições e responsabilidades assim como para as áreas de pesquisa e produção tecnológica e os centros de formação profissional.

Expositores:
1. Sadalla Domingos, engenheiro – Professor da Escola Politécnica da USP, membro do Conselho de Administração da CETESB e Assessor da ARSESP.

2. Ulrich Hoffmann, engenheiro – Secretário adjunto da Habitação do Estado de São Paulo, Presidente do Conselho de Administração da CDHU e Presidente do GRAPROHAB – Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais.

Debatedora:
Stela Goldeinstein, geógrafa com vasta experiência em políticas de recursos hídricos, desenvolvimento regional, planejamento urbano, saneamento, habitação e planejamento ambiental. Foi Secretária Estadual do Meio Ambiente e Secretária Municipal do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo.

Público preferencial:
funcionários da Fundap, gestores públicos, participantes do curso de Especialista em Políticas Públicas, pesquisadores e estudantes de pós-graduação de áreas afins.

Inscrições:
Para realizar a inscrição clique aqui.

O seminário será exibido em tempo real, pela internet http://debatesfundap.blogspot.com/

Central de Atendimento Fundap: (11) 3066 5660 ou caf@fundap.sp.gov.br

Festa do Livro da USP traz 15 mil títulos com 50% de desconto


A 11ª edição da Festa do Livro da USP será realizada nos dias 25, 26 e 27, das 9h às 21h, no saguão do prédio da Geografia e História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Todos os livros vendidos durante o evento terão, obrigatoriamente, desconto mínimo de 50% em relação ao preço de capa praticado pelos editores.

Participam da Festa do Livro da USP cerca de 130 expositores, entre eles diversas editoras universitárias, que vão mostrar ao público um volume em torno de 15 mil títulos de seus catálogos, a maioria deles composta de novidades ou obras que foram publicadas recentemente.

A Festa do Livro da USP é um evento gratuito e aberto ao público geral. O endereço do prédio da Geografia e História é Av. Prof; Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo (SP).

terça-feira, novembro 02, 2010

Exposição "As construções de Brasília"



Tive a oportunidade de visitar a exposição "As construções de Brasília" na Galeria de Arte do Sesi-SP (Av. Paulista, 1313 - Metrô Trianon-Masp) e a visita realmente valeu a pena, quer pela organização da exposição que contou com a parceria do Instituto Moreira Salles com o Sesi-SP, quer pela qualidade das fotos ali expostas.

O total de 140 fotografias (todas do acervo do Instituto Moreira Salles) nos remetem ao grande desafio que foi tirar Brasília do papel. Uma cidade que nasceu no meio do nada, no meio da vegetação do cerrado que foi suprimida para dar lugar ao sonho de Juscelino Kubitschek. É possível acompanharmos o nascimento de uma cidade que representava naquela ocasião o que mais tinha de novo na arquitetura moderna pensada pelo francês Le Corbusier e colocada em prática por Niemeyer e Lúcio Costa.

A grandiosidade dos monumentos ofusca os principais personagens dessa história: os candangos, trabalhadores vindos de todas as partes do Brasil, sobretudo do nordeste, que construíram Brasília e foram os seus primeiros habitantes. Por não terem lugar na cidade que nascia, os pobres trabalhadores formaram os primeiros núcleos urbanos ao redor da cidade, chamados hoje de cidades-satélites, muito carentes de infra-estrutura. Assim, nas imagens captadas pelos fotógrafos aparece uma Brasília que já nasceu desigual, tendo de um lado obras de arte, monumentos suntuosos e do outro regiões desprovidas de qualquer infra-estrutura apinhadas de gente humilde e pobre, como a Sacolândia, acampamentos onde famílias de candangos viviam em moradias feitas com sacos de cimento vazios, tão bem retratada pelas lentes do fotógrafo francês Marcel Gautherot.

A exposição é gratuita e vai até o dia 16 de janeiro de 2011. Horário de funcionamento: segunda-feira, das 11 às 20h, terça-feira a sábado, das 10h às 20h e domingo, das 10h às 19h. Telefone para contato: (11) 3146-7405 / 3146-7406.

Na foto acima "Dia da inauguração" (laje de cobertura do edifício do palácio do Congresso Nacional), 1960
Crédito: Thomaz Farkas/ Acervo Instituto Moreira Salles