terça-feira, fevereiro 10, 2009

Será realmente o Estado o elemento Letárgico da Educação: Metade dos docentes que zeraram em prova darão aula

Essa é mais uma dos eventos que nos levam a questionar se realmente é o Estado que é moroso nas reformas ou é a classe dos professores que é morosa em aceitar as reformas. Nos leva a questionar de que lado realmente esta a APEOESP. Leia com atenção...

Dos cerca de 3 mil professores temporários que zeraram na "provinha" realizada pela rede estadual de ensino de São Paulo, quase 1,5 mil estão com aulas garantidas em 2009. A informação foi divulgada ontem pela secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, em resposta à exclusão da prova de seleção dos temporários do processo de atribuição de aulas que ocorre hoje em todo o Estado.

"Entre 3 mil e 3,5 mil zeraram. Desses, quase 2 mil eram professores novos e quase 1,5 mil temporários antigos. Esses estão aqui há 30, 20 anos, participam de concurso público e não passam. Tiraram zero, vão estar na frente na atribuição e vão pegar aula", disse a secretária, que cogita elaborar um programa de capacitação especial para quem teve baixo desempenho na provinha.

Em decisão liminar que deu ganho à Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), sindicato dos professores da rede, os resultados do exame não serão computados na distribuição das aulas, que deve obedecer à classificação por tempo de serviço e titulação. A briga judicial entre governo e Apeoesp atrasou o início das aulas para 5 milhões de alunos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

9 comentários:

  1. Muito bom, muito boa a matéria...tbm adorei o "Burro" do Sherek!

    ResponderExcluir
  2. Todos nós devemos resgatar o verdadeiro sentido da palavra educar. Mas é difícil falar de educação em um sistema onde uma parcela de professores incompetentes ajudam a degradar a vida de milhares de alunos, em diversas salas de aula da rede estadual. Lastimável, deplorável!!!
    Leandro Geraldo.

    ResponderExcluir
  3. Olá gostaria que fosse publicado no Blog uma reportagem que se refere a Gestão do PSDB em SP.
    Já enviei uma outra reportagem que se referia a Política de Bônus da secretaria de educação e a mesma não foi publicada aqui.

    Por enquanto só vejo por aqui reportagens e relatos defendendo a Gestão da Tucanada. Será que os caros geógrafos estão "alienados"???

    Segue o link da reportagem
    http://criticafilosofica.wordpress.com/2008/03/17/educacao-em-sao-paulo-sintoma-de-uma-psicose-politica/

    Espero que dessa vez seja publicado.

    Renato de Oliveira Bonetti
    ex- aluno Fieo

    ResponderExcluir
  4. Me parece que este blog não é democrático, pois enviei uma reportagem para ser publicada há uns 2 meses e até agora nada.

    Deve ser porque tal reportagem fazia referência a política de Bônus da secretaria da Educação. É lamentável que um veículo que tem o objetivo de informar e socializar os fatos "selecionar" brutalmente o que será publicado.

    Você Ubiratan está precisando assistir o Filme do Milton Santos e se atentar aquela cena que diz "6 empresas controlam o mercado de mídia no mundo".

    Pra que serve este Blog então se ele não é democrático?????


    Renato de Oliveira Bonetti
    ex- aluno Fieo

    ResponderExcluir
  5. Quero me desculpar aqui com os meus colegas geógrafos e com vc Renato Bonetti. Esse blog não deve ser um meio de debate partidário, mas sim um blog acadêmico que diz respeito a questões profissionais relacionadas a profissão. Sei que a questão do ensino diz respeito diretamente a nós professores que trabalhamos no Estado, mas ESTE NÃO É O LUGAR para debater estas questões...

    Eu na minha empolgação (ou indignação) publiquei esta matéria. Mas, confesso que foi de péssimo gosto fazer isso. Eu realmente não sei para quem vc enviou esta matéria para ser publicada (mas, só sei que não foi para mim), mas mesmo que eu a tivesse recebido não a publicaria. E recomendo que nenhum dos administradores o faça porque como já disse ESTE NÃO É O LUGAR para se debater estas questões. O blog que o Renato indicou é um excelente lugar para isso, mas AQUI NÃO É O LUGAR.

    Em breve eu vou apagar essa matéria que, REALMENTE, foi tendenciosa e a favor das medidas adotadas pelo estado. Mas, reitero: FOI UM ERRO MEU. E Renato isso não tem nada a ver com mídia global, mas diz respeito a minha posição pessoal sobre o assunto (que REITERO FOI UM ERRO EXPÔ-LA AQUI). O Blog nada tem a ver com a discussão se ele é democrático ou não, mas diz respeito a ser um lugar para alunos terem contato com matérias ligadas a disciplina que vão se formar. Somente isso!

    Então esta feito: daqui a 7 dias (tempo para todo mundo ler sobre o debate e opinar) eu vou apagar o tópico inteiro. Vou apagar a matéria publicada e com ela todos os comentários. Ai pomos fim a “questão do apoio a gestão tucanada”.

    ResponderExcluir
  6. Ok, Ubiratan. Fora este deslize o blog está ótimo, só não achei justo colocar uma reportagem e não investigar os fatos ainda mais satirizando os professores com esta imagem de um "Burro", foi extremamente anti-ético. Sou totalmente a favor da prova seletiva, mas como disse os fatos devem investigados. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Você tem toda a razão Renato! Agi mal neste sentido! Reconheço isso. E agradeço a você por me ajudar chegar a um consenso amigável quanto a questão. Realmente podemos e devemos expressar nossas opiniões, mas em determinados lugares ela se torna inconveniente e anti-ética como bem vc afirmou! Mas, beleza! Então vamos dar continuidade ao blog! Valeu

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal, sou professor de Geografia. Hoje quando pedi para os alunos da 6 série resolverem as questões da Situação de Aprendizagem 2, observei três erros absurdos no Mapa.

    Primeiro erro: A questao pedia para os alunos escreverem quais países não fazem fronteira com o Brasil na América do Sul.

    *No mapa só é possível identificar o Chile, o Equador que seria o outro país não consta no Mapa.

    Segundo erro: O território que corresponderia ao Paraguai está escrito Uruguai e no que seria Uruguai está escrito Paraguai.

    Terceiro erro: No território da Bolivia constam 2 nomes Bolívia e Paraguai.

    Erros grotescos.
    (Enviei tal msg no dia 09/03 no fórum dos Professores de SP)

    Hoje dia 17/03 para minha surpresa foi divulgado os erros na grande mídia: Globo, Terra, Uol, Bandeirantes, etc.

    Espero que tais erros cartográficos sejam publicados neste "democrático" blog sobre Geografia.



    link das reportagens:

    http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1045839-16020,00-LIVROS+DE+GEOGRAFIA+TROCAM+PAISES+DE+LUGAR.html

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u536044.shtml

    http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid340271,0.htm

    Sem mais,

    Renato de Oliveira Bonetti

    ResponderExcluir
  9. Segue mais reportagem sobre os erros nos cadernos de Geografia.

    http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1053841-15605,00.html

    E até agora NADA fui publicado aqui. Por que será hein?????

    Renato

    ResponderExcluir