terça-feira, setembro 14, 2010

O que eles têm para falar?

Há muito tempo eles querem assumir o Palácio do Planalto, mas sequer são lembrados nas urnas. Não recebem a devida atenção da imprensa brasileira e devido serem de partidos nanicos com ou sem nenhuma representação no Congresso Nacional, não são convidados a participarem dos debates promovidos pelos principais jornais e canais de televisão brasileiros. Somente um deles, o candidato Plínio de Arruda Sampaio é convidado a participar dos debates na televisão, na rádio e na internet porque seu partido elegeu deputados em 2006.

Agora, haverá uma oportunidade valiosa para que os candidatos "marginalizados" pelo sistema possam dar voz as suas propostas. Cabe a todos nós assistirmos e analisarmos as propostas socialistas para o Brasil. Apesar desse espaço, o candidato Plínio ainda não confirmou a sua participação, alegando problemas na agenda.

O encontro terá regras rígidas para evitar que a arena pegue fogo, numa competição para ver quem é mais radical. Não haverá sequer perguntas entre candidatos: todos responderão às mesmas questões de um mediador.

O jornal chamou Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV), mas nem esperou as respostas. José Serra (PSDB), José Maria Eymael (PSDB) e Levy Fidelix (PRTB) não foram convidados por serem considerados "de direita".

Contra o jogo das cartas marcadas

O debate entre os candidatos Rui Costa Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB) e Zé Maria (PSTU) é produto da necessidade de denunciar o esquema montado para impedir que haja uma verdadeira campanha eleitoral no país.

O debate está marcado para o próximo dia 21 de setembro, às 21h e será realizado em São Paulo, no auditório da Ação Executiva, no centro.

Além de servir para expor ao grande público, por meio de transmissão ao vivo pela internet, as posições e propostas dos candidatos dos partidos de esquerda - alijados das eleições pelo monopólio da imprensa capitalista - o debate servirá também como uma tribuna de denúncia do crescente cerceamento dos direitos democráticos da população e da classe operária em particular.

O debate será transmitido via internet, a partir do portal do jornal Brasil de Fato, e retransmitido nos sites dos partidos que participarão do debate, bem como de sindicatos e outras organizações que apóiem a iniciativa. Há ainda a previsão de que pelo menos 60 rádios comunitárias em todos o país transmitam o debate ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário