segunda-feira, outubro 25, 2010

Palestra com Paul Claval


No dia 03/11, quarta-feira, às 18h, no Anfiteatro da História - USP, o geógrafo Paul Claval proferirá uma palestra sobre o seu mais novo livro lançado pela Editora Contexto: TERRA DOS HOMENS - Uma apresentação da geografia humana, da sua evolução e de seu alvo. Apesar do renomado géografo ser francês, a palestra será ministrada em português.

Paul Claval, é um dos maiores geógrafos da atualidade e professor da Universidade de Paris-IV (Paris-Sorbonne). Claval ganhou, ao lado do geógrafo brasileiro Milton Santos, o prêmio Vautrim Lud, em 1996. Suas obras – livros como Espaço e poder, Geografia econômica e A lógica das cidades – são referência mundial no estudo da geografia. No Brasil, especialmente, têm contribuído para a compreensão de manifestações culturais como forma de discutir problemáticas locais em um período de globalização.

Sobre o livro
O que faz de nosso planeta uma terra humana? Quais os riscos que corremos para torná-lo inabitável? Paul Claval, um dos maiores geógrafos da atualidade, traz neste livro uma discussão fundamental sobre e para a geografia.

Já sabemos que no mundo em que vivemos não basta garantir uma boa organização econômica, política e social. É fundamental considerar o meio ambiente, analisado aqui de uma forma ampla. É necessário pensar em uma organização espacial dos grupos sociais que viabilize a construção de um futuro para as novas gerações.

Terra dos homens: a geografia é leitura essencial para quem quer entender como se construiu a Terra dos homens e em quais condições teremos que viver para preservá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário