quarta-feira, outubro 12, 2011
Palestra: Energia Nuclear e o Sistema Elétrico Brasileiro
Palestrante: Eng. Evilasio Luiz Tolomeotti - Eletronuclear
Responsável: Prof. Dr. Alexandre Ferreira Ramos
Local: EACH (Auditório Azul)
Data: 13/10/2011
Quinta-Feira
Hora: 14:00
Público-alvo: estudantes, professores, empresários e população em geral.
Objetivo: Seminários de Ciência Estratégica
O objetivo dos Seminários Ciência Estratégica é debater as vertentes do desenvolvimento nacional à luz da ciência, buscando desvendar as contribuições que a comunidade científica pode oferecer. Com tal iniciativa, almejamos ampliar o leque de possibilidades profissionais aos nossos estudantes e sociedade em geral.
Descrição: Energia Nuclear e o Sistema Elétrico Brasileiro
A palestra aborda o aumento da demanda da energia elétrica no Brasil nos próximos anos, a inserção da energia nuclear no sistema em um cenário de baixas emissões de carbono, bem como a tecnologia de centrais nucleares empregadas no Brasil.
O palestrante ficará à disposição para perguntas após sua apresentação.
Informações -- Prof. Alexandre Ferreira Ramos: alex.ramos@usp.br
sexta-feira, setembro 09, 2011
I SIMPÓSIO EM POLUIÇÃO DO AR DA UNIFESP-DIADEMA
Público alvo:
Local:
UNIFESP – campus Diadema
Auditório da Fundação Florestan Fernandes
Rua Manuel da Nóbrega, 1149, Centro, Diadema
(estacionamento no Shopping Praça da Moça)
Para maiores informações clique aqui.
quarta-feira, setembro 07, 2011
III Semana de Gestão Ambiental - USP Leste
quinta-feira, agosto 18, 2011
FMUSP recebe Seminário RespirAR, do Globo Universidade
O Seminário marca o fim da série RespirAr, que estreou em abril de 2011 e mostrou pelo menos 260 reportagens sobre o assunto nos telejornais da TV Globo. A cobertura jornalística abordou o tema não só como uma questão ambiental, mas também como um sério problema de saúde pública a partir de medições diárias das partículas atmosféricas que avaliaram a qualidade do ar de acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A apresentação e moderação do Seminário é feita pela jornalista Flávia Freire, que participou da série RespirAr mostrando projetos inovadores de metrópoles da América Latina. O professor Paulo Saldiva, da FMUSP, é o primeiro palestrante do evento e fala sobre a “Poluição na Cidade de São Paulo”. A Secretária do Meio Ambiente da Cidade do México, Tanya Müller, apresenta o projeto “Ecobici: experiência de transporte individual”. Já o professor Douglas Dockery, da Universidade de Harvard, encerra o Seminário com o tema “Poluição e epidemiologia ambiental”.
O Seminário RespirAr ocorrerá das 8 às 13 horas, e também será transmitido ao vivo no site do Globo Universidade. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.
Estudantes de graduação ou pós-graduação nas áreas de saúde, arquitetura e urbanismo, transportes, meio ambiente e comunicação podem participar do Seminário. Para isso, é necessário enviar um email para globo.universidade@tvglobo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com nome, perfil no Twitter, curso, instituição e telefone com DDD. As vagas são limitadas e a confirmação será realizada por e-mail individualizado.
A FMUSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 455 (em frente ao metrô Clínicas), Cerqueira César, São Paulo. Mais informações: site redeglobo.globo.com/globouniversidade/
Fonte: USP Notícias
terça-feira, agosto 16, 2011
10ª edição da Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo
quarta-feira, julho 27, 2011
Inscrições abertas para cursos a distância da UFPR
O Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias (Pecca) da Universidade Federal do Paraná, está com inscrições abertas para dois cursos de formação rápida.
quarta-feira, julho 13, 2011
Oportunidade de estágio em SP
sexta-feira, abril 08, 2011
II Simpósio da Conservação do Solo e Água
domingo, fevereiro 27, 2011
Instituto Estre abre seu programa de estágio 2011 com prazo para inscrições até 09/03
sexta-feira, fevereiro 04, 2011
Informações sobre florestas estão reunidas em livro de bolso
As florestas brasileiras
Os biomas brasileiros e suas florestasEsta seção apresenta tabelas de dados e mapas sobre a cobertura florestal dos seis biomas, o volume de madeira, o estoque de carbono armazenado na biomassa e informações adicionais a respeito de cada um deles. A Amazônia, por exemplo, tem cerca de 45 mil espécies de plantas e vertebrados, uma das biodiversidades mais ricas do mundo, mas enfrenta o desafio de conciliar conservação dos recursos com uso pela população.
Gestão florestal
Monitoramento das florestas
Áreas protegidas e biodiversidade
Aspectos socioeconômicos do setor florestal
Ensino e pesquisa florestal
Comparações internacionais
Para baixar o livro CLIQUE AQUI.
Fonte: Serviço Florestal Brasileiro
sexta-feira, janeiro 14, 2011
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL IV ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA
Conservar florestas é preservar não somente a vida das árvores e dos povos das florestas. E sim manter viva toda a biodiversidade do Planeta, e com ela as sociedades humanas. A Educação Ambiental na família, e em todos os níveis de ensino, cumpre papel fundamental para a conservação da sociobiodiversidade e do ambiente em que vivemos.
O II Congresso Nacional de Educação Ambiental e o IV Encontro Nordestino de Biogeografia, ocorrem simultaneamente em João Pessoa, no período de 12 a 15 de outubro de 2011. O II CNEA & IV ENBio são promovidos pela Universidade Federal da Paraíba, com o objetivo maior de apontar os Caminhos para a Conservação da Sociobiodiversidade. Os eventos vão reunir 1.500 participantes, entre pesquisadores, professores, estudantes e cidadãos de todos os setores da sociedade.
Saiba mais em: http://www.cnea.com.br/
domingo, janeiro 09, 2011
A morte anunciada das lâmpadas incandescentes no Brasil
O principal objetivo do governo é com a economia que a substituição dessas lâmpadas gerará para o país: cerca de 10 terawatts-hora (TWh/ano) até 2030. Isso representa mais que o dobro conseguido pelo selo Procel de Economia de Energia, àquele que vem colado em geladeiras, ar-condicionados, televisores e outros aparelhos e regulamenta o limite de consumo de energia elétrica que cada aparelho apresentar.
sexta-feira, janeiro 07, 2011
A Internet em contribuição com o Meio Ambiente
A iniciativa é da ABIPET (Associação Brasileira da Industria do PET), uma das mais renomadas instituição ligadas ao setor de produção, distribuição e coleta de garrafas PET. Esta ferramenta une uma das maiores coqueluches do mundo virtual, o uso de sites de mapas e as utilies que eles carregam e que servem de informação para os internautas.
Para a utilização do serviço, basta colocar o endereço de sua localização e um mapa será gerado com informações de postos de coleta de diversos tipos (local de entrega, recicladores, enntidades, etc). Na página da ABIPET, ainda estão disponíveis dados estatisticos mais especificos sobre o mercado de produção e reciclagem de garrafas PET.
Essa é uma maneira simples de atuar em conjunto com a preservação ambiental por parte daqueles que não sabem o que fazer com aquelas garrafas de refrigerante vazias, que muitas vezes até são separadas e colocadas no portão, mas ficam a merce de algum catador passar e pegar, mas que na maioria dos casos é levada pela companhia de limpeza urbana e acabam em aterros, prejudicando ainda mais o impacto ambiental desses produtos.
Fica a dica par aos mais interados e interessados em promover alguma ação favorável à sociedade.