quarta-feira, maio 28, 2008
Estudante de Geografia do UNIFIEO é homenageado na Casa das Rosas
terça-feira, maio 27, 2008
Continuando debate sobre a X Semana de Geografia na UNIFIEO
X Semana de Geografia Palestra Professor Fabio Contel: Território e Finanças: técnicas, normas e topologia.
X Semana de Geografia: Palestra do Professor Jaime Oliva sobre Currículo de Geografia
X Semana de Geografia: Palestra Atlas de Exclusão Social de Osasco
segunda-feira, maio 26, 2008
Revista Nova Escola lança aulas de Geografia on-line
A professora Katia Mazzei apoia o Grupo de Estudos do Concurso do Curso de Geografia para a Secretaria de Estado e Meio Ambiente na UNIFIEO
"Caros, ainda não nos conhecemos, sou a profa. Kátia Mazzei responsável pela disciplina de Ciências Ambientais. Vou preparar um CD essa semana, com alguns materiais que acredito, ajudarão no concurso. Não tenho tempo para administrar um blog, por isso vou entregar para a profa. Eliane. Boa prova a todos!!!"
E para quem quiser saber mais sobre a professora Kátia Mazzei e sua atuação na área do Meio Ambiente:
A origem mais profunda deste fato é, na verdade, a ausência de uma política habitacional séria e de um contingente de fiscalização que dê conta do enorme perímetro do parque. Kátia Mazzei, ex-diretora do PEC, lista ainda outros problemas em sua dissertação de mestrado: lixões, caça de animais silvestres, extração ilegal de palmito, pocilgas e depósitos de carros abandonados. Kátia lembra ainda que o problema dos loteamentos clandestinos de baixo padrão é mais grave ainda, pois, com os problemas de fiscalização, eles não são detectados a tempo e as pessoas mais pobres, que normalmente não conhecem as restrições ambientais, acabam sendo ludibriadas e comprando os terrenos.
http://www.revistameioambiente.com.br/2006/08/29/a-agonia-da-serra-da-cantareira/
http://www.premioreportagem.org.br/article.sub?docId=235&c=Brasil&cRef=Brazil&year=2001&date=dezembro%202000
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/400
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u114408.shtml
domingo, maio 25, 2008
A Geografia dos Negócios: palestra na IESCAMP
Quem quiser ouvir a palestra ela estar disponibilizada no portal do Ubiratan Carlos Machado:
http://ubiratangeo.blogspot.com/
Bacharelado na Geografia do UNIFIEO
O curso de Geografia do UNIFIEO possui uma dupla entrada e seus estudantes, ao final, obtêm diploma de licenciatura e diploma de bacharel. Com o bacharelado eles vão poder exercer funções de geógrafo profissional e para tal, serão credenciados pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Entre as várias possibilidades profissionais do geógrafo destacam-se a atuação no campo do planejamento nas diversas escalas geográficas e também a atuação no campo das questões ambientais. Já durante à graduação os estudantes desse curso estão habilitados a realizar estágios técnicos em órgãos públicos e empresas. Essa possibilidade não apenas contribui na formação como também abre portas para futuras contratações. Embora a regulamentação da profissão do geógrafo seja algo relativamente recente e a criação do cargo de geógrafos nas instituições públicas e privadas mais ainda, vários alunos egressos do curso de Geografia do UNIFIEO estão contratados e exercendo a função de geógrafos nesse mercado crescente. Isso graças a competência de cada um, mas também à formação e a diplomação num curso que é de bacharelado. Por essa razão muitos alunos originários de cursos de Geografia de outras instituições de ensino procuram o UNIFIEO para realizar a complementação necessária em sua formação, para se tornarem também bacharéis em Geografia. E para eles, as portas do curso de Geografia do UNIFIEO estão abertas.
Rogério confirma participação!
Quem quiser participar vamos agilizando ai, porque já estamos chegando nas férias e o grupo vai se reunir para estudar! Quem não fez a inscrição no concurso vá fazer!
Deixe o nome completo e o semestre para o pessoal entrar em contato! Ok
Blog da professora Eliane Kuvasney
Os principais tópicos da professora que foram publicados recentemente:
A Indústria e o urbano no Brasil. Espaços da Racionalidade? [1]
Todos os caminhos levam à urbe
A indústria de tecnologia da informação como re-estruturadora do território*.
TRABALHO DE CAMPO MULTIDISCIPLINAR: INDÚSTRIAS, ASSENTAMENTOS E UNIDADE DE CONSERVAÇÃO (VASSUNUNGA) AO LONGO DA VIA ANHANGUERA –SP
Separar para Reinar: Desmembramentos na Gênese da Metrópole Paulistana
Bolsas para Geografia: Australia
Vagas Geografia para o IBGE: analista censitário
segunda-feira, maio 19, 2008
Formadas na Geografia do UNIFIEO ingressam no mestrado da USP
1. Qual é a área, orientador e o título do projeto de pesquisa de vocês?
Lury: Meu trabalho será desenvolvido na área da cartografia geomorfológica, orientado pela Prof. Drª Rosely Pachedo Dias Ferreira. O título do meu trabalho é: Mapeamento das áreas de fragilidade ambiental no município de Bofete (ainda é um título provisório).
Daniela: Área de Geoprocessamento. O orientador será o Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho. O título do projeto é "A linguagem cartográfica aplicada a outras formas de representar fenômenos espaciais no município de São Paulo".
2. O que as atraiu para a pesquisa nos temas escolhidos?
Lury: Durante minha graduação, sempre gostei de desenvolver os trabalhos na área da geografia física, e a identificação com a cartografia, o estudo de cores, estética dos mapas, traçados, enfim, veio da época que cursei desenho industrial, e se intensificou ainda mais com as aulas de sensoriamento remoto. Então por que não unir esses temas? Afinal durante a graduação estagiei no IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico) e estou trabalhando até hoje com produções de mapas. Após o término do curso de geografia na FIEO, fui pedir informações na secretaria de pós da USP, quais eram os procedimentos para assistir aulas como aluno especial e cursei quatro disciplinas: Pedologia e Geomorfologia (prof. Queiroz), Geomática (prof. Raffo), Avaliação e prospectiva do território (prof. Hervé) e processamento de imagens orbitais (prof. Ailton). Creio que foi importante o contato com os professores, os trabalhos desenvolvidos, porque amadureceu mais a idéia de trabalhar com mapeamentos.
Daniela: Os constantes avanços dos pensamentos cartográficos em suas formas de representação espacial e o desenvolvimento de softwares capazes de realizar de forma prática o que foi pensado na teoria, tornou-se para mim um desafio, que se transformou no meu projeto de mestrado.
3. Vocês acharam que o curso de Geografia da FIEO lhes deu uma boa base?
Lury: Sim. Apesar do curtíssimo tempo que temos durante a graduação, temos ótimos professores e a FIEO deu uma boa base; e até pra passar no concurso para professores do Estado. Caiu praticamente tudo que estudamos aí.
Daniela: As aulas ministradas no Centro Universitário FIEO foram de vital importância para o meu desenvolvimento pessoal. As aulas de cartografia orientaram minhas produções acadêmicas e meus objetivos desde o primeiro semestre de aula. As demais disciplinas complementaram minha formação, contribuindo para que pudesse fazer geografia através da cartografia. Não posso esquecer também do relacionamento desenvolvido entre os colegas alunos.
4. Vocês acharam que poderiam sofrer algum tipo de preconceito por virem de uma escola particular?
Lury: Pra ser sincera já pensei nisso, quando houve a seleção pra estagiários no IGC, fui a primeira a ser chamada de faculdade particular. O pessoal do IGC fez comigo um teste, e a partir disso quebrou-se o mito de que pessoas de faculdades públicas são mais empenhadas. Pelo contrário, as pessoas de faculdades particulares são mais interessadas e esforçadas, segundo os técnicos do IGC. Estagiei lá durante 1 ano e 2 meses. Outro receio que tive foi quando houve a seleção para aluno especial na USP, onde cada professor analisa toda documentação pedida: histórico escolar, currículo, e carta de apresentação, por que há poucos alunos vindos de faculdades particulares. No caso da seleção para mestrado, o que conta muito é o histórico escolar e se já participou de trabalhos de iniciação científica ou de elaboração de monografia individual.
Daniela: Não. Mas no caso de apresentar um projeto de mestrado diretamente a um orientador na USP, é necessário buscar estabelecer um relacionamento de proximidade, seja freqüentando aulas nos cursos de Pós ou participando de cursos, palestras e fóruns oferecidos pela mesma, nisso tivemos muito apoio dos nossos professores da Geografia FIEO. Ou seja, mostrar a cara na USP é importante. Porém os professores com os quais me relacionei, sempre mostraram uma admiração pelos alunos vindo do curso de Geografia da FIEO.
5. Quais são os outros trabalhos que vocês desenvolvem e quais os planos futuros?
Lury: Bom atualmente, estou trabalhando na Editora Abril, na seção de cartografia do Guia 4 Rodas, (desde fev. 2007). Ingressei no funcionalismo público este ano, lecionando pra o ensino médio e fundamental EJA, noturno, e vou iniciar o mestrado. Quero concluir o mestrado, e continuar trabalhando na área. Adorei ter estudado geografia e ter conhecido ótimos professores!!!
Daniela: Atualmente trabalho como técnica de geoprocessamento pelo IPT, prestando serviços na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Também sou professora concursada no Estado de São Paulo. Tenho planos de continuar trabalhando com pesquisas em geoprocessamento, pois tem sido um campo fértil pra mim e muitos concursos têm surgido nessa área.
terça-feira, maio 13, 2008
A Geografia no Ciberespaço: Encontro Sobre Redes Digitais em Pinheiros
08:00 - 08:30 Credenciamento e Networking;
08:30 - 10:00 Por que as empresas precisam conversar com seus clientes
Caio Tulio Costa, Presidente do IG Marcelo Coutinho, Diretor do Ibobe Inteligência
10:00 - 10:15 Case Web 2.0
Ivan Vasconcelos, Pod Analytics
Emerson Calegaretti, Presidente MySpace Brasil
Edney Souza, Interney Blogs
Wagner Fontoura, Riot
Edson Romão, Aprex
René de Paula, Microsoft Brasil
Aloísio Sotero, BPO Dufry
Kaike Nanne, Dir. Editora Abril
Silvio Meira, C.E.S.A.R
Bruno Fiorentini, COO Yahoo!7 Austrália
Manoel Fernandes, Bites
Indio Brasileiro, Igroup
Pesquisa Graduação em Geografia: fontes, dados, geopolítica, geografia agraria, cartografia
Atelier de cartographie de Sciences Po
China
E.U.A.
Estatísticas de vários países do mundo
Estatísticas de vários países do mundo
Textos sobre vários países do mundo
União Européia
links para pesquisas - agrária
Balanços da reforma agrária 1999
Balanços da reforma agrária 2003 – 2005
Companhia Nacional de Abastecimento
Instituto Nacional de Reforma Agrária (publicações)
Livro Branco da Grilagem de Terras
NEAD – Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural
Plano de Desenvolvimento Regional do Submédio São Francisco I
Plano de Desenvolvimento Regional do Submédio São Francisco II
Plano MDA/INCRA para Erradicação do Trabalho Escravo
Reforma Agrária e Globalização da Economia: O Caso do Brasil
Novas Publicações do Professor Jaime
Primeiro ato: Provocação É muito curioso comparar a nossa condição com os modelos de ser humano mais avançados, por exemplo, o “ser humano 3.0”. (ver matéria Revista Superinteressante http://super.abril.com.br/revista/242/materia_revista_245897.shtml?pagina=1) Vocês ficariam muito decepcionados se se flagrassem como 2.0, 1,8, ou pior 1.0? Essa classificação de estilo industrial e tecnológico pode ser agora aplicada também à condição dos humanos?
A armadilha da Geopolítica
Jaime Oliva
Recentemente numa entrevista na Veja (“O Bufão da América, 16/04/2008, http://veja.abril.com.br/160408/entrevista.shtml), o historiador Marco Antonio Villa, com seu estilo ousado e provocativo, que procura, inclusive, a polêmica pessoal, foi muito incisivo e direto sobre o que ele entende ser o fracasso da diplomacia brasileira atual em relação à América do Sul. O governo atual não estaria sabendo honrar os interesses nacionais, aliás, ele nem sabe quais são os interesses nacionais e não conhece os dos vizinhos.
Cidades médias gaúchas: avanços que intrigam os que não querem ver
Jaime Oliva
Já estamos acostumados com uma expressão no cotidiano que é usada por certos segmentos sociais quando se quer realçar a qualidade de algo, de um lugar, por exemplo, (um estabelecimento comercial, uma instituição cultural, um hospital, um bairro, uma cidade etc.). Trata-se de um lugar de “primeiro mundo”. Na verdade, está se querendo dizer que não parece brasileiro, afinal a qualidade não pertence ao nosso modo de ser, mas sim ao dos outros
Belém, 2007 anos depois de Jesus Cristo
Jaime Oliva
A cidade de Belém fica na Cisjordânia, território ocupado parcialmente por forças militares e por assentamentos de colonos israelenses. Ele é reivindicado como área exclusiva do futuro Estado palestino. A Cisjordânia é uma área chave na resolução dos conflitos entre israelenses e palestinos. No meio desse conflito a cidade de Belém, local onde teria nascido Jesus Cristo, e por isso tida como berço do cristianismo, sofre uma fratura muito séria no seu funcionamento e tem seu futuro como cidade, comprometido. Vale a pena discutir o que está em jogo.
Para ler na integra todos os artigos acesse:
http://jaimeoliva.blogspot.com/
Grupo de estudos para o Concurso Secretaria de Estado do Meio Ambiente - UNIFIEO
Concurso Secretaria de Estado do Meio Ambiente - UNIFIEO
Pessoal notícia quente:
Publicado edital de Concurso Público da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SP, SMA-SP, que selecionará candidatos para 300 vagas no cargo de “Especialista Ambiental I” nas modalidades: Gestão Governamental em Meio Ambiente, Educação Ambiental, Fiscalização, Proteção e Recuperação de Recursos Naturais e Conservação da Biodiversidade, Gestão de Recursos Hídricos, Manejo de Fauna Silvestre, e Planejamento Ambiental I.
O cargo de “Especialista Ambiental I” recebe vencimentos mensais de R$ 2.600,00. A seleção do concurso é aberta a profissionais formados em qualquer curso e existem vagas disponíveis na capital e diversas cidades do interior de São Paulo (vide edital do Concurso SMA-SP para maiores detalhes). Interessados no Concurso da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SP poderão efetuar inscrição exclusivamente pela internet, através do site www.vunesp.com.br, no período das 10:00h de 12 de maio de 2008 até às 16:00 de 20 de junho de 2008.O valor da inscrição é de R$ 65,00 e deve ser recolhido através de boleto bancário (gerado durante a inscrição) até a data limite para encerramento das inscrições em qualquer agência bancária.
O Concurso Público da SMA-SP constará de provas objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e prova de títulos, de caráter classificatório. A prova objetiva do Concurso SMA está prevista para 03 de agosto de 2008, sendo que os detalhes relativos a horário e local para a realização serão divulgados oportunamente através de Edital de Convocação no DOE e nos sites www.ambiente.sp.gov.br e http://www.vunesp.com.br/.
http://www.agrobase.com.br/oportunidades/2008/05/concurso-secretaria-de-estado-do-meio-ambiente-sma-sp/
sexta-feira, maio 09, 2008
X SEMANA DE GEOGRAFIA NA UNIFIEO
LOCAL
CAMPUS VILA YARA
Anfiteatro Verde
PROGRAMAÇÃO
19 de maio (segunda feira)
7:30h – Abertura oficial do evento
8:00h às 11:00h – “Território e finanças: técnicas, normas e topologias bancárias no Brasil”.
Palestrante: Fabio Contel – ESPM/USP
20 de maio (terça feira)
8:00h às 11:00h- “A exclusão social em Osasco”.
Palestrantes: Alexandre Guerra, Marcelo Benedito e Ronnie Aldrin – Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da Prefeitura Municipal de Osasco
8:00h as 11:00h “A Política Nacional para a Conservação da Biodiversidade”.
Palestrante: Maria Cecília Wey de Brito – Secretária Nacional da Biodiversidade e Florestas
Vagas de Emprego em Geotecnologia
Cargo: Analistas desenvolvedores JEE, com experiência com Weblogic ou portal BEALocal: InsourceContato: Enviar currículo com pretensão salarial para rh@insource.com.br
Cargo: Cadistas para cadastro e memorial em trabalhos de linha de transmissãoLocal: Não informadoContato: Enviar currículo para somito@netsite.com.br
Cargo: Técnico agrimensor ou topógrafo, para início imediatoLocal: Campinas, SPContato: (19) 7801-3745, com WillianCargo: Topógrafo com experiência em obras rodoviárias, operacão de estação total e programa TopographLocal: Itapecerica da Serra, SPContato: Enviar currículo para cvconstrucaopesada@yahoo.com.br
Cargo: TopógrafoLocal: Santos, SPContato: Enviar currículo para http://br.f331.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=geometral%40geometral.com.brCargo: Vaga para seção técnicaLocal: Interior de Minas GeraisContato: Enviar currículo para fabiano@pavotec.com.br
Concursos públicos
Cargo: Geografia - várias áreasLocal: Universidade Federal de UberlândiaContato: http://www.ingresso.ufu.br/Concurso/inicial.asp
Cargo: Professor efetivoLocal: Universidade Federal de AlagoasContato: Inscrições até 28 de abril em http://www.copeve.ufal.br/
Cargo: Vagas para GEÓGRAFO, engenheiro cartógrafo, entre outrasLocal: Secretaria de Planejamento - Prefeitura de Recife, PE. Contato: Inscrições até 11 de maio em http://www.ipad.com.br/concursos/entrada.htm
Cargo: Vagas para engenheiro cartógrafo, GEÓGRAFO, entre outrasLocal: Universidade Federal de PernambucoContato: Inscrições até 09 de junho em http://www.ufpe.br/new/visualizar.php?id=7992
Cargo: Técnico em agrimensuraLocal: Prefeitura de Mongaguá, SPContato: Inscrições até 5 de maio em http://www.apiceconcursos.com.br/
Cargo: Engenheiro cartógrafo, entre outras vagasLocal: CopelContato: Inscrições até 5 de maio em http://www.copel.com/pagcopel.nsf/0/70E687F01C978CEA0325742F00648CA3/$FILE/concurso01_2008.pdf
Cargo: Técnico ambiental - geógrafoLocal: Ministério Público - GoiásContato: Inscrições até 13 de maio em http://www.pciconcursos.com.br/concurso/96132
Blog do Ubiratan ativo também!
O meu Blog também esta ativo agora!
Acabei de ativar meu blog (Ubiratan Carlos Machado) como aluno colaborador! Reiterando que qualquer aluno do curso de Geografia da UNIFIEO pode se tornar aluno colaborador! Basta criar um blog próprio, colocar o link aqui no blog da UNIFIEO e automaticamente se tornará colaborador! Podendo publicar seus artigos e textos tanto aqui como no seu respectivo blog!
Na postagem de hoje temos os seguintes assuntos tratados:
A Nova Geografia: Território e Sistemas de Informação
A Questão Ambiental no Mundo
Geografia das Indústrias: como as corporações se ajustam
Geopolítica: o Brasil na visão de alguns norte-americanos
Geografia do Brasil: essa é para conhecer o Brasil
Só acessar: http://ubiratangeo.blogspot.com/
O Blog do professor Jaime Oliva também esta ativo!
O Blog do Ricardo Mendes já esta ativo!
Para quem quer acompanhar as publicações do professor Ricardo é só clicar no nome dele e você será direcionado para o novo Blog do professor!
quarta-feira, maio 07, 2008
Material de Cartografia
Mais um excelente material vindo da rede! Um curso básico de Cartografia que foi distribuído pelo IBGE!
http://www.esnips.com/doc/e3305a4d-dd80-4835-af2e-cb099f475e93/Noções-básicas-de-cartografia
Geografia das Indústrias!
Para ter acesso a palestra basta clickar no link abaixo! Tudo em áudio!
http://www.esnips.com/doc/856e063d-6ead-4f43-99bb-c0422f64ee98/Geografia---Industria
Comente a palestra do Professor Paulo!
Aula de Geomorfologia
Para ter acesso a palestra basta clickar no link a baixo! Só clickar no link acima e você vai ser direcionado para a página com a palestra ao vivo do professor! Tudo em audio!
http://www.esnips.com/doc/ace397a6-86f7-4db9-af8d-fb208769a851/Geografia---Geomorfologia...
Comente a aula de Geomorfologia aqui no nosso Blog!
terça-feira, maio 06, 2008
Convocando alunos Colaboradores
O Blog esta aberto a TODOS os alunos que queiram colaborar. O espaço alunos colaboradores é para todos que desejarem participar com publicações diversas (Geografia Física, Geografia Humana, Cartografia, Geologia etc). Os três alunos indicados inicialmente como alunos colaboradores são só para efeito de ilustração. Eu (Ubiratan Carlos Machado) estou apenas gestando inicialmente o processo, mas as publicações devem ser estendidas a mais alunos interessados!
O intuito é criar uma rede de debates e fóruns para ser publicada aqui no portal. Tanto artigos, quanto debates em mp3, slides, powerpoints e vídeos podem ser postados aqui! Gostaríamos que os interessados se manifestassem para que pudéssemos estar nos organizando quanto ao material a ser publicado!
Geoprocessamento: um breve relato
Curso de Geoprocessamento!
“O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartografiacartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas.” Resumindo: fazer mapas com ajuda de softwares (programas de computador). Para quem vai trabalhar com Meio Ambiente esse curso é indispensável!
Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Geoprocessamento
Porque é importante? Todas as áreas de Meio Ambiente e afins estão se utilizando de tecnologias derivadas do Geoprocessamento. A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, realizou uma seleção para estagiários na área de Meio Ambiente. Parte do Edital esta transcrito abaixo:
“A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, está selecionando geógrafos recém-formados ou estudantes de Geografia para atuar na confecção de mapas e levantamento de informações, utilizando SIGs, para a criação de parques municipais. Local de trabalho: Coordenadoria de Planejamento Ambiental (setor patrimônio e informações ambientais). Qualificações Conhecimento de Cartografia e Geoprocessamento. SIGs utilizados: MapInfo, Maptitude, SPRING e AutoCad. O Candidato selecionado para entrevista ter€ ¦á que demonstrar que tem domínio de algum destes SIGs.”
O salário inicial: R$ 1.330,00
Quer saber mais: http://www.ambiente.sp.gov.br/
O curso será ministrado na própria UNIFIEO! Os dados estão a baixo
PRINCÍPIOS DE GEOPROCESSAMENTO UTILIZANDO O ARC EXPLORER
Turma: 72/08