terça-feira, maio 13, 2008

Novas Publicações do Professor Jaime

Colocando rugas no mundo plano*

Primeiro ato: Provocação É muito curioso comparar a nossa condição com os modelos de ser humano mais avançados, por exemplo, o “ser humano 3.0”. (ver matéria Revista Superinteressante
http://super.abril.com.br/revista/242/materia_revista_245897.shtml?pagina=1) Vocês ficariam muito decepcionados se se flagrassem como 2.0, 1,8, ou pior 1.0? Essa classificação de estilo industrial e tecnológico pode ser agora aplicada também à condição dos humanos?


A
armadilha da Geopolítica
Jaime Oliva
Recentemente numa entrevista na Veja (“O Bufão da América, 16/04/2008,
http://veja.abril.com.br/160408/entrevista.shtml), o historiador Marco Antonio Villa, com seu estilo ousado e provocativo, que procura, inclusive, a polêmica pessoal, foi muito incisivo e direto sobre o que ele entende ser o fracasso da diplomacia brasileira atual em relação à América do Sul. O governo atual não estaria sabendo honrar os interesses nacionais, aliás, ele nem sabe quais são os interesses nacionais e não conhece os dos vizinhos.

Cidades médias gaúchas: avanços que intrigam os que não querem ver
Jaime Oliva
Já estamos acostumados com uma expressão no cotidiano que é usada por certos segmentos sociais quando se quer realçar a qualidade de algo, de um lugar, por exemplo, (um estabelecimento comercial, uma instituição cultural, um hospital, um bairro, uma cidade etc.). Trata-se de um lugar de “primeiro mundo”. Na verdade, está se querendo dizer que não parece brasileiro, afinal a qualidade não pertence ao nosso modo de ser, mas sim ao dos outros

Belém, 2007 anos depois de Jesus Cristo
Jaime Oliva

A cidade de Belém fica na Cisjordânia, território ocupado parcialmente por forças militares e por assentamentos de colonos israelenses. Ele é reivindicado como área exclusiva do futuro Estado palestino. A Cisjordânia é uma área chave na resolução dos conflitos entre israelenses e palestinos. No meio desse conflito a cidade de Belém, local onde teria nascido Jesus Cristo, e por isso tida como berço do cristianismo, sofre uma fratura muito séria no seu funcionamento e tem seu futuro como cidade, comprometido. Vale a pena discutir o que está em jogo.


Para ler na integra todos os artigos acesse:

http://jaimeoliva.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário