terça-feira, agosto 26, 2008

Os impactos da expansão urbana provocada pela exclusão social nas cidades indianas e brasileiras

A expansão urbana decorrente de processos de exclusão social em cidades indianas e brasileiras tem impacto direto em áreas importantes para a conservação ambiental. As pesquisas sobre essa questão e sobre as políticas públicas a ela ligadas serão debatidas no seminário internacional "Políticas Urbanas, Territórios e Exclusão Social: Índia—Brasil, uma Perspectiva Comparativa", nos dias 27 e 29 de agosto, no IEA.

Segundo os organizadores do seminário, as populações urbanas e periurbana brasileira e indiana enfrentam os mesmos desafios: graves problemas de moradia, crescimento exponencial das favelas (no Brasil) e slums (na Índia), fragmentação social e espacial das cidades, áreas periurbanas com crescimento maior do que o das áreas centrais, fortes contrastes sociais, e pressões e ameaças sobre o ambiente.

Além disso, políticas públicas municipais, estaduais, metropolitanas ou nacionais para enfrentar esses sérios desafios nos níveis social, econômico e ecológico muitas vezes não produzem os resultados esperados no tempo necessário.

Apesar dos diferentes estágios de desenvolvimento de Índia e Brasil, as políticas e suas estratégias podem ser comparáveis tanto nos programas quanto nos métodos de ação e nos resultados. No entanto, essa comparação só pode ocorrer com uma reflexão sobre as políticas e ações em seu próprio contexto.

Essa é a razão de os pesquisadores levarem em consideração o papel de situações peculiares de cada megacidade. Em que aspectos Mumbai se assemelha a São Paulo e não a Delhi? Como funcionam os sistemas urbanos de Mumbai, São Paulo, Rio de Janeiro ou Delhi? Essas são algumas das questões a serem debatidas no encontro.

O seminário é uma realização do programa de pesquisa Exclusão Social, Territórios e Políticas Urbanas, integrado por 18 especialistas do Brasil, França e Índia, com patrocínio da Agência Nacional de Pesquisa (ANR) da França e apoio do IEA, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da USP.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS URBANAS, TERRITÓRIOS EEXCLUSÃO SOCIAL: ÍNDIA—BRASIL, UMA PERSPECTIVA COMPARATIVA
Data: 27 e 29 de agosto, das 8h30 às 18h
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA
Informações: (11) 3091-1686
Via internet: transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.

Um comentário:

  1. It could widen my imagination towards the things that you are posting.

    ResponderExcluir