quarta-feira, maio 28, 2008

Estudante de Geografia do UNIFIEO é homenageado na Casa das Rosas

O estudante do 6° semestre de Geografia, do UNIFIEO, Ângelo Tiago de Miranda, foi homenageado no dia 1° de março, na Casa das Rosas, na capital, por ter sido um dos premiados no II Concurso “História do Meu Bairro, História do Meu Município”. O concurso foi criado para estimular as pessoas a relatarem suas experiências nos respectivos lugares onde vivem, bem como resgatar a história desses locais. O evento, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo contou com a presença do coordenador do Programa: São Paulo, um Estado de Leitores, José Luiz Goldfarb, autoridades, familiares e amigos dos homenageados. Durante a homenagem, o estudante foi apresentada em ritmo de poesia repentista pelo mestre de cerimônia César e recebeu de presente, das mãos do senador Eduardo Suplicy, uma coleção de clássicos da literatura universal. Falando aos presentes, o estudante Ângelo Tiago, agradeceu o incentivo ao seu trabalho de pesquisa sobre a história do bairro do Jaguaré, e convidou a todos para conhecer o bairro, que foi uma das poucas áreas da cidade de São Paulo objeto de planejamento urbanístico. O texto de Ângelo Tiago “As transformações no bairro industrial do Jaguaré – urbanismo e vida cotidiana”, obteve a terceira colocação na categoria Bairro. Os dez textos vencedores de cada categoria (Bairro e Município) serão reunidos e publicados em coletânea, que deverá ser lançada no próximo semestre pela Editora Arte & Ciência.

terça-feira, maio 27, 2008

Continuando debate sobre a X Semana de Geografia na UNIFIEO

Estou (Ubiratan) estou disponibilizando no meu Blog os meus relatórios sobre a X Semana de Geografia! Quem quiser ampliar ou estender o debate sobre estas temáticas no meu blog (ou aqui) estou aberto!

X Semana de Geografia Palestra Professor Fabio Contel: Território e Finanças: técnicas, normas e topologia.
X Semana de Geografia: Palestra do Professor Jaime Oliva sobre Currículo de Geografia
X Semana de Geografia: Palestra Atlas de Exclusão Social de Osasco

segunda-feira, maio 26, 2008

Revista Nova Escola lança aulas de Geografia on-line

No site da Revista Nova escola on-line (http://revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/) foram lançados vários planos de aula de Geografia percorrendo todas as faixas escolares (Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio). São planos completos prevendo as atividades aula a aula, assinalando as expectativas de aprendizagem e os objetivos a serem alcançados. As aulas contemplam uma programação que se enquadra numa Geografia escolar renovada que entende o espaço em várias dimensões e admite que esse é algo importante na compreensão de nossas vidas. Vários geógrafos participaram do projeto, inclusive o professor do UNIFIEO, Jaime Oliva, que é autor de 16 aulas. As aulas estão disponíveis e o acesso é livre.

A professora Katia Mazzei apoia o Grupo de Estudos do Concurso do Curso de Geografia para a Secretaria de Estado e Meio Ambiente na UNIFIEO

A professora Kátia Mazzei gostou e apoiou a idéia do Grupo de estudos para o Concurso Secretaria de Estado do Meio Ambiente - UNIFIEO. E o fez não só de boca ou discurso, mas nos ofereceu um CD com conteúdos especialmente trabalhados para o concurso! Eis a post que a professora nos deixou:

"Caros, ainda não nos conhecemos, sou a profa. Kátia Mazzei responsável pela disciplina de Ciências Ambientais. Vou preparar um CD essa semana, com alguns materiais que acredito, ajudarão no concurso. Não tenho tempo para administrar um blog, por isso vou entregar para a profa. Eliane. Boa prova a todos!!!"

Ela vai passar o conteúdo para a professora Eliane e logo teremos o material em mãos! Que maravilha! Veja como o Blog esta começando a fazer com que nós, alunos e professores da UNIFIEO, comecemos a nos conectar através de interesses e objetivos em comum! Vai ser um prazer (e um grande refrigério) contar com sua colaboração digital (CD) em nosso grupo de estudos! E tenha certeza de que vamos divulgar bastante o seu material! Valeu mesmo professora Kátia! E que tal pagarmos um café para você na cantina em agradecimento a esta excelente iniciativa! Ai todos ficaremos nos conhecendo!

E para quem quiser saber mais sobre a professora Kátia Mazzei e sua atuação na área do Meio Ambiente:

A origem mais profunda deste fato é, na verdade, a ausência de uma política habitacional séria e de um contingente de fiscalização que dê conta do enorme perímetro do parque. Kátia Mazzei, ex-diretora do PEC, lista ainda outros problemas em sua dissertação de mestrado: lixões, caça de animais silvestres, extração ilegal de palmito, pocilgas e depósitos de carros abandonados. Kátia lembra ainda que o problema dos loteamentos clandestinos de baixo padrão é mais grave ainda, pois, com os problemas de fiscalização, eles não são detectados a tempo e as pessoas mais pobres, que normalmente não conhecem as restrições ambientais, acabam sendo ludibriadas e comprando os terrenos.

http://www.revistameioambiente.com.br/2006/08/29/a-agonia-da-serra-da-cantareira/
http://www.premioreportagem.org.br/article.sub?docId=235&c=Brasil&cRef=Brazil&year=2001&date=dezembro%202000
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/400
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u114408.shtml

domingo, maio 25, 2008

A Geografia dos Negócios: palestra na IESCAMP

Neste último dia 21 de maio de 2008 foi realizada uma palestra no Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas sobre o impacto da Web 2.0 no mundo dos negócios. Baseada nos conceitos de geografia a palestra foi realizada para o curso de Administração da referida faculdade! É a geografia no mundo dos negócios...


Quem quiser ouvir a palestra ela estar disponibilizada no portal do Ubiratan Carlos Machado:

http://ubiratangeo.blogspot.com/


Bacharelado na Geografia do UNIFIEO

Formados em Geografia podem atuar como professores e geógrafos profissionais


O curso de Geografia do UNIFIEO possui uma dupla entrada e seus estudantes, ao final, obtêm diploma de licenciatura e diploma de bacharel. Com o bacharelado eles vão poder exercer funções de geógrafo profissional e para tal, serão credenciados pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Entre as várias possibilidades profissionais do geógrafo destacam-se a atuação no campo do planejamento nas diversas escalas geográficas e também a atuação no campo das questões ambientais. Já durante à graduação os estudantes desse curso estão habilitados a realizar estágios técnicos em órgãos públicos e empresas. Essa possibilidade não apenas contribui na formação como também abre portas para futuras contratações. Embora a regulamentação da profissão do geógrafo seja algo relativamente recente e a criação do cargo de geógrafos nas instituições públicas e privadas mais ainda, vários alunos egressos do curso de Geografia do UNIFIEO estão contratados e exercendo a função de geógrafos nesse mercado crescente. Isso graças a competência de cada um, mas também à formação e a diplomação num curso que é de bacharelado. Por essa razão muitos alunos originários de cursos de Geografia de outras instituições de ensino procuram o UNIFIEO para realizar a complementação necessária em sua formação, para se tornarem também bacharéis em Geografia. E para eles, as portas do curso de Geografia do UNIFIEO estão abertas.

Rogério confirma participação!

Rogério confirma participação no grupo de Estudos Grupo de estudos para o Concurso Secretaria de Estado do Meio Ambiente - UNIFIEO

Quem quiser participar vamos agilizando ai, porque já estamos chegando nas férias e o grupo vai se reunir para estudar! Quem não fez a inscrição no concurso vá fazer!

Deixe o nome completo e o semestre para o pessoal entrar em contato! Ok

Blog da professora Eliane Kuvasney

O Blog da Professora Eliane Kuvasney já esta ativo!

Os principais tópicos da professora que foram publicados recentemente:

A Indústria e o urbano no Brasil. Espaços da Racionalidade? [1]
Todos os caminhos levam à urbe
A indústria de tecnologia da informação como re-estruturadora do território*.
TRABALHO DE CAMPO MULTIDISCIPLINAR: INDÚSTRIAS, ASSENTAMENTOS E UNIDADE DE CONSERVAÇÃO (VASSUNUNGA) AO LONGO DA VIA ANHANGUERA –SP
Separar para Reinar: Desmembramentos na Gênese da Metrópole Paulistana

Bolsas para Geografia: Australia

O Programa Endeavour de pesquisa e pós-graduação está com inscrições abertas para bolsas de estudos na Austrália. Os estudantes podem optar por dois programas distintos, o Endeavour Research Fellowships, para pesquisas de curta duração, ou o Endeavour International Postgraduate Research Scholarships, para bolsas de pós-graduação.

A data limite para a candidatura é 31 de julho. No Portal Universia estão disponíveis as informações necessárias para a realização da inscrição. O conteúdo do portal divulga que, os dois programas oferecem aos bolsistas o custeio da viagem, um valor mensal em dólar australiano e seguro saúde. Para se candidatar, o estudante deve comprovar alto desempenho acadêmico nos estudos, além de levantar a documentação necessária para efetuar sua inscrição.

Mais informações sobre as bolsas do Programa Endeavour, na Austrália, podem ser conferidas no endereço http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=4593. Outros programas de bolsas de estudo e financiamentos estudantis estão no Canal Mobilidade, em www.universia.com.br/mobilidade. Programas de trainee, cursos on-line, webmail, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

Vagas Geografia para o IBGE: analista censitário

Novo concurso! A autorização para o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi publicada ontem (15) no Diário Oficial da União, sendo 250 vagas para o cargo de analista censitário, que exige formação de nível superior, e 700 para agente censitário, que exige nível médio. Os convocados vão trabalhar no levantamento do perfil sócio-econômico e demográfico dos municípios brasileiros, por meio do censo demográfico.

Por: Cecília RodriguesFonte: Central de concursos

segunda-feira, maio 19, 2008

Formadas na Geografia do UNIFIEO ingressam no mestrado da USP

Lury Ueda e Daniela Tobias são formadas pelo Curso de Geografia do UNIFIEO. Lury formou-se no final de 2006 e Daniela no final de 2007. Ambas foram aprovadas na seleção para mestrado em Geografia Física do Departamento de Geografia da USP neste mês. Elas responderam algumas questões para o Blog da Geografia FIEO.

1. Qual é a área, orientador e o título do projeto de pesquisa de vocês?

Lury: Meu trabalho será desenvolvido na área da cartografia geomorfológica, orientado pela Prof. Drª Rosely Pachedo Dias Ferreira. O título do meu trabalho é: Mapeamento das áreas de fragilidade ambiental no município de Bofete (ainda é um título provisório).
Daniela: Área de Geoprocessamento. O orientador será o Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho. O título do projeto é "A linguagem cartográfica aplicada a outras formas de representar fenômenos espaciais no município de São Paulo".


2. O que as atraiu para a pesquisa nos temas escolhidos?

Lury: Durante minha graduação, sempre gostei de desenvolver os trabalhos na área da geografia física, e a identificação com a cartografia, o estudo de cores, estética dos mapas, traçados, enfim, veio da época que cursei desenho industrial, e se intensificou ainda mais com as aulas de sensoriamento remoto. Então por que não unir esses temas? Afinal durante a graduação estagiei no IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico) e estou trabalhando até hoje com produções de mapas. Após o término do curso de geografia na FIEO, fui pedir informações na secretaria de pós da USP, quais eram os procedimentos para assistir aulas como aluno especial e cursei quatro disciplinas: Pedologia e Geomorfologia (prof. Queiroz), Geomática (prof. Raffo), Avaliação e prospectiva do território (prof. Hervé) e processamento de imagens orbitais (prof. Ailton). Creio que foi importante o contato com os professores, os trabalhos desenvolvidos, porque amadureceu mais a idéia de trabalhar com mapeamentos.
Daniela: Os constantes avanços dos pensamentos cartográficos em suas formas de representação espacial e o desenvolvimento de softwares capazes de realizar de forma prática o que foi pensado na teoria, tornou-se para mim um desafio, que se transformou no meu projeto de mestrado.

3. Vocês acharam que o curso de Geografia da FIEO lhes deu uma boa base?

Lury: Sim. Apesar do curtíssimo tempo que temos durante a graduação, temos ótimos professores e a FIEO deu uma boa base; e até pra passar no concurso para professores do Estado. Caiu praticamente tudo que estudamos aí.
Daniela: As aulas ministradas no Centro Universitário FIEO foram de vital importância para o meu desenvolvimento pessoal. As aulas de cartografia orientaram minhas produções acadêmicas e meus objetivos desde o primeiro semestre de aula. As demais disciplinas complementaram minha formação, contribuindo para que pudesse fazer geografia através da cartografia. Não posso esquecer também do relacionamento desenvolvido entre os colegas alunos.

4. Vocês acharam que poderiam sofrer algum tipo de preconceito por virem de uma escola particular?

Lury: Pra ser sincera já pensei nisso, quando houve a seleção pra estagiários no IGC, fui a primeira a ser chamada de faculdade particular. O pessoal do IGC fez comigo um teste, e a partir disso quebrou-se o mito de que pessoas de faculdades públicas são mais empenhadas. Pelo contrário, as pessoas de faculdades particulares são mais interessadas e esforçadas, segundo os técnicos do IGC. Estagiei lá durante 1 ano e 2 meses. Outro receio que tive foi quando houve a seleção para aluno especial na USP, onde cada professor analisa toda documentação pedida: histórico escolar, currículo, e carta de apresentação, por que há poucos alunos vindos de faculdades particulares. No caso da seleção para mestrado, o que conta muito é o histórico escolar e se já participou de trabalhos de iniciação científica ou de elaboração de monografia individual.
Daniela: Não. Mas no caso de apresentar um projeto de mestrado diretamente a um orientador na USP, é necessário buscar estabelecer um relacionamento de proximidade, seja freqüentando aulas nos cursos de Pós ou participando de cursos, palestras e fóruns oferecidos pela mesma, nisso tivemos muito apoio dos nossos professores da Geografia FIEO. Ou seja, mostrar a cara na USP é importante. Porém os professores com os quais me relacionei, sempre mostraram uma admiração pelos alunos vindo do curso de Geografia da FIEO.

5. Quais são os outros trabalhos que vocês desenvolvem e quais os planos futuros?
Lury: Bom atualmente, estou trabalhando na Editora Abril, na seção de cartografia do Guia 4 Rodas, (desde fev. 2007). Ingressei no funcionalismo público este ano, lecionando pra o ensino médio e fundamental EJA, noturno, e vou iniciar o mestrado. Quero concluir o mestrado, e continuar trabalhando na área. Adorei ter estudado geografia e ter conhecido ótimos professores!!!
Daniela: Atualmente trabalho como técnica de geoprocessamento pelo IPT, prestando serviços na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Também sou professora concursada no Estado de São Paulo. Tenho planos de continuar trabalhando com pesquisas em geoprocessamento, pois tem sido um campo fértil pra mim e muitos concursos têm surgido nessa área.

terça-feira, maio 13, 2008

A Geografia no Ciberespaço: Encontro Sobre Redes Digitais em Pinheiros

Pessoal a Bites esta promovendo um evento muito bom sobre redes digitais! Mais precisamente sobre o mundo da Web 2.0. Quem tiver interesse sobre o tema segue a pauta:
A Bites segue firme no seu propósito de promover e criar mercados para as mídias sociais no Brasil. Dessa vez promoverá, no próximo dia 20 de maio, no Centro Britânico, em São Paulo - Rua Ferreira de Araujo, 741, em Pinheiros - o 1º Encontro de negócios de redes digitais de relacionamento.

A agenda será:
08:00 - 08:30 Credenciamento e Networking;

08:30 - 10:00 Por que as empresas precisam conversar com seus clientes
Caio Tulio Costa, Presidente do IG Marcelo Coutinho, Diretor do Ibobe Inteligência

10:00 - 10:15 Case Web 2.0

Franco Rosário, Sociale Comunicação

10:15 - 10:45 Coffee break

10:45 - 11:00 Case Web 2.0
Ivan Vasconcelos, Pod Analytics

11:00 - 12:30 As boas práticas na relação empresas e consumidores digitais
Emerson Calegaretti, Presidente MySpace Brasil
Edney Souza, Interney Blogs
Wagner Fontoura, Riot
Edson Romão, Aprex

12:30 - 14:00 Almoço

14:00 - 15:30 O Conteúdo é o rei?
René de Paula, Microsoft Brasil
Aloísio Sotero, BPO Dufry
Kaike Nanne, Dir. Editora Abril

15:30 - 16:00 Redes sociais e getão de conhecimento nas corporações
Silvio Meira, C.E.S.A.R

16:00 - 16:15 Coffee break

16:15 - 17:30 Talk show “O crescimento das redes dogitais de relacionamento no Brasil e no mundo”
Bruno Fiorentini, COO Yahoo!7 Austrália
Manoel Fernandes, Bites
Indio Brasileiro, Igroup


Pesquisa Graduação em Geografia: fontes, dados, geopolítica, geografia agraria, cartografia

Professor Ricardo Mendes disponibiliza links de pesquisa em geografia

links para pesquisas - agrária
Balanços da reforma agrária 1999
Balanços da reforma agrária 2003 – 2005
Companhia Nacional de Abastecimento
Instituto Nacional de Reforma Agrária (publicações)
Livro Branco da Grilagem de Terras
NEAD – Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural
Plano de Desenvolvimento Regional do Submédio São Francisco I
Plano de Desenvolvimento Regional do Submédio São Francisco II
Plano MDA/INCRA para Erradicação do Trabalho Escravo
Reforma Agrária e Globalização da Economia: O Caso do Brasil

Novas Publicações do Professor Jaime

Colocando rugas no mundo plano*

Primeiro ato: Provocação É muito curioso comparar a nossa condição com os modelos de ser humano mais avançados, por exemplo, o “ser humano 3.0”. (ver matéria Revista Superinteressante
http://super.abril.com.br/revista/242/materia_revista_245897.shtml?pagina=1) Vocês ficariam muito decepcionados se se flagrassem como 2.0, 1,8, ou pior 1.0? Essa classificação de estilo industrial e tecnológico pode ser agora aplicada também à condição dos humanos?


A
armadilha da Geopolítica
Jaime Oliva
Recentemente numa entrevista na Veja (“O Bufão da América, 16/04/2008,
http://veja.abril.com.br/160408/entrevista.shtml), o historiador Marco Antonio Villa, com seu estilo ousado e provocativo, que procura, inclusive, a polêmica pessoal, foi muito incisivo e direto sobre o que ele entende ser o fracasso da diplomacia brasileira atual em relação à América do Sul. O governo atual não estaria sabendo honrar os interesses nacionais, aliás, ele nem sabe quais são os interesses nacionais e não conhece os dos vizinhos.

Cidades médias gaúchas: avanços que intrigam os que não querem ver
Jaime Oliva
Já estamos acostumados com uma expressão no cotidiano que é usada por certos segmentos sociais quando se quer realçar a qualidade de algo, de um lugar, por exemplo, (um estabelecimento comercial, uma instituição cultural, um hospital, um bairro, uma cidade etc.). Trata-se de um lugar de “primeiro mundo”. Na verdade, está se querendo dizer que não parece brasileiro, afinal a qualidade não pertence ao nosso modo de ser, mas sim ao dos outros

Belém, 2007 anos depois de Jesus Cristo
Jaime Oliva

A cidade de Belém fica na Cisjordânia, território ocupado parcialmente por forças militares e por assentamentos de colonos israelenses. Ele é reivindicado como área exclusiva do futuro Estado palestino. A Cisjordânia é uma área chave na resolução dos conflitos entre israelenses e palestinos. No meio desse conflito a cidade de Belém, local onde teria nascido Jesus Cristo, e por isso tida como berço do cristianismo, sofre uma fratura muito séria no seu funcionamento e tem seu futuro como cidade, comprometido. Vale a pena discutir o que está em jogo.


Para ler na integra todos os artigos acesse:

http://jaimeoliva.blogspot.com/

Grupo de estudos para o Concurso Secretaria de Estado do Meio Ambiente - UNIFIEO

Os alunos do Curso de Geografia da UNIFIEO já começam a se organizar para estudar para o concurso da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Já estamos nos dividindo em grupos para estudar Legislação Ambiental, Direito Ambiental, Meio Ambiente e matérias afins. Quem se interessar é só deixar recado e vamos marcar para dividir o material e as matérias.

Vamos começar a dividir o material agora, mas vamos estudar somente nas férias da faculdade!

Concurso Secretaria de Estado do Meio Ambiente - UNIFIEO

Pessoal notícia quente:

Publicado edital de Concurso Público da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SP, SMA-SP, que selecionará candidatos para 300 vagas no cargo de “Especialista Ambiental I” nas modalidades: Gestão Governamental em Meio Ambiente, Educação Ambiental, Fiscalização, Proteção e Recuperação de Recursos Naturais e Conservação da Biodiversidade, Gestão de Recursos Hídricos, Manejo de Fauna Silvestre, e Planejamento Ambiental I.


O cargo de “Especialista Ambiental I” recebe vencimentos mensais de R$ 2.600,00. A seleção do concurso é aberta a profissionais formados em qualquer curso e existem vagas disponíveis na capital e diversas cidades do interior de São Paulo (vide edital do Concurso SMA-SP para maiores detalhes). Interessados no Concurso da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SP poderão efetuar inscrição exclusivamente pela internet, através do site www.vunesp.com.br, no período das 10:00h de 12 de maio de 2008 até às 16:00 de 20 de junho de 2008.O valor da inscrição é de R$ 65,00 e deve ser recolhido através de boleto bancário (gerado durante a inscrição) até a data limite para encerramento das inscrições em qualquer agência bancária.


O Concurso Público da SMA-SP constará de provas objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e prova de títulos, de caráter classificatório. A prova objetiva do Concurso SMA está prevista para 03 de agosto de 2008, sendo que os detalhes relativos a horário e local para a realização serão divulgados oportunamente através de Edital de Convocação no DOE e nos sites www.ambiente.sp.gov.br e http://www.vunesp.com.br/.

Detalhe: O concurso é aberto a todo e qualquer indivúdo que tenha graduação em qualquer área! O pessoal esta revoltado! Olhe neste fórum a indignação de todos que se dedicaram a estudar questões ambientais e agora tal conhecimento não é levado em conta:

http://www.agrobase.com.br/oportunidades/2008/05/concurso-secretaria-de-estado-do-meio-ambiente-sma-sp/

sexta-feira, maio 09, 2008

X SEMANA DE GEOGRAFIA NA UNIFIEO

X SEMANA DE GEOGRAFIA




19, 20 E 21 DE MAIO DE 2008

LOCAL
CAMPUS VILA YARA
Anfiteatro Verde


PROGRAMAÇÃO

19 de maio (segunda feira)

7:30h – Abertura oficial do evento
8:00h às 11:00h – “Território e finanças: técnicas, normas e topologias bancárias no Brasil”.
Palestrante: Fabio Contel – ESPM/USP



20 de maio (terça feira)

8:00h às 11:00h- “A exclusão social em Osasco”.
Palestrantes: Alexandre Guerra, Marcelo Benedito e Ronnie Aldrin – Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da Prefeitura Municipal de Osasco




21 de maio (quarta feira)

8:00h as 11:00h “A Política Nacional para a Conservação da Biodiversidade”.
Palestrante: Maria Cecília Wey de Brito – Secretária Nacional da Biodiversidade e Florestas


Vagas de Emprego em Geotecnologia

A partir de abril, o Portal MundoGEO passa a publicar toda semana as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, estágios e bolsas. E nós vamos publicar aqui as melhores oportunidades de crescimento profissional em geotecnologia. Alunos da Unifieo! Uni-vos para ler nosso Blog!


Cargo: Analistas desenvolvedores JEE, com experiência com Weblogic ou portal BEALocal: InsourceContato: Enviar currículo com pretensão salarial para rh@insource.com.br

Cargo: Cadistas para cadastro e memorial em trabalhos de linha de transmissãoLocal: Não informadoContato: Enviar currículo para somito@netsite.com.br

Cargo: Técnico agrimensor ou topógrafo, para início imediatoLocal: Campinas, SPContato: (19) 7801-3745, com WillianCargo: Topógrafo com experiência em obras rodoviárias, operacão de estação total e programa TopographLocal: Itapecerica da Serra, SPContato: Enviar currículo para cvconstrucaopesada@yahoo.com.br

Cargo: TopógrafoLocal: Santos, SPContato: Enviar currículo para http://br.f331.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=geometral%40geometral.com.brCargo: Vaga para seção técnicaLocal: Interior de Minas GeraisContato: Enviar currículo para fabiano@pavotec.com.br


Concursos públicos

Cargo: Geografia - várias áreasLocal: Universidade Federal de UberlândiaContato: http://www.ingresso.ufu.br/Concurso/inicial.asp

Cargo: Professor efetivoLocal: Universidade Federal de AlagoasContato: Inscrições até 28 de abril em http://www.copeve.ufal.br/

Cargo: Vagas para GEÓGRAFO, engenheiro cartógrafo, entre outrasLocal: Secretaria de Planejamento - Prefeitura de Recife, PE. Contato: Inscrições até 11 de maio em http://www.ipad.com.br/concursos/entrada.htm

Cargo: Vagas para engenheiro cartógrafo, GEÓGRAFO, entre outrasLocal: Universidade Federal de PernambucoContato: Inscrições até 09 de junho em http://www.ufpe.br/new/visualizar.php?id=7992

Cargo: Técnico em agrimensuraLocal: Prefeitura de Mongaguá, SPContato: Inscrições até 5 de maio em http://www.apiceconcursos.com.br/

Cargo: Engenheiro cartógrafo, entre outras vagasLocal: CopelContato: Inscrições até 5 de maio em http://www.copel.com/pagcopel.nsf/0/70E687F01C978CEA0325742F00648CA3/$FILE/concurso01_2008.pdf

Cargo: Técnico ambiental - geógrafoLocal: Ministério Público - GoiásContato: Inscrições até 13 de maio em http://www.pciconcursos.com.br/concurso/96132

Blog do Ubiratan ativo também!

O meu Blog também esta ativo agora!

Acabei de ativar meu blog (Ubiratan Carlos Machado) como aluno colaborador! Reiterando que qualquer aluno do curso de Geografia da UNIFIEO pode se tornar aluno colaborador! Basta criar um blog próprio, colocar o link aqui no blog da UNIFIEO e automaticamente se tornará colaborador! Podendo publicar seus artigos e textos tanto aqui como no seu respectivo blog!

Na postagem de hoje temos os seguintes assuntos tratados:

A Nova Geografia: Território e Sistemas de Informação
A Questão Ambiental no Mundo
Geografia das Indústrias: como as corporações se ajustam
Geopolítica: o Brasil na visão de alguns norte-americanos
Geografia do Brasil: essa é para conhecer o Brasil

Só acessar: http://ubiratangeo.blogspot.com/


O Blog do professor Jaime Oliva também esta ativo!

O professor Jaime ativou o seu Blog ontem! Hoje já temos duas publicações! Uma falando sobre as mudanças que vem acontecendo no mundo contemporâneo. O texto traz referências de Karl Marx, Milton Santos e M. Heidegger.

Em outros texto o professor traz o lançamento do livro de Jacques Lévy (geógrafo francês de destaque no mundo). Vale a pena conferir! Para entrar no portal do Professor Jaime é só clickar sobre o nome dele e você será direcionado automaticamente para a página dele! Ok


O Blog do Ricardo Mendes já esta ativo!

O Blog do Ricardo Mendes já esta ativo!

Para quem quer acompanhar as publicações do professor Ricardo é só clicar no nome dele e você será direcionado para o novo Blog do professor!

Em sua primeira postagem o professor traz uma reportagem sobre o caso Enron. Todos lembram da exibição do filme “Enron: os mais expertos da sala”. Para saber mais é só clickar no nome do Ricardo ai no canto direito da tela e você será automaticamente direcionado para o Blog dele!

quarta-feira, maio 07, 2008

Material de Cartografia

Cartografia!

Mais um excelente material vindo da rede! Um curso básico de Cartografia que foi distribuído pelo IBGE!


São 127 páginas dando uma visão geral e completa sobre o tema cartografia! Material oficial! Desde a noção de escala até imagens orbitais! Só baixar! Material gratuito do IBGE! Atenção! Precisa ter o programa PDF! Quem não tiver o programa não vai conseguir abrir! Quem não tiver o programa deixe um recado aqui nesta página que vamos orientar como a pessoa conseguir este programa! Ok.
O link para baixar o material é esse:

http://www.esnips.com/doc/e3305a4d-dd80-4835-af2e-cb099f475e93/Noções-básicas-de-cartografia

Geografia das Indústrias!

Novamente o nosso amigo professor Paulo fala sobre o Fordismo! Ele é professor da Universidade Federal de Pernambuco! Uma palestra bem interessante! Fala da Revolução Industrial até a Revolução Técnico Científica!

Para ter acesso a palestra basta clickar no link abaixo! Tudo em áudio!

http://www.esnips.com/doc/856e063d-6ead-4f43-99bb-c0422f64ee98/Geografia---Industria

Comente a palestra do Professor Paulo!

Aula de Geomorfologia

Aula de Geomorfologia dos nossos colegas Geógrafos da Universidade Federal de Pernambuco! Um aluno gravou as aulas e disponibilizou na rede! Para quem quer aprender mais sobre geomorfologia! Tem uma boa aula ilustrativa com o professor Paulo de Recife


Para ter acesso a palestra basta clickar no link a baixo! Só clickar no link acima e você vai ser direcionado para a página com a palestra ao vivo do professor! Tudo em audio!

http://www.esnips.com/doc/ace397a6-86f7-4db9-af8d-fb208769a851/Geografia---Geomorfologia...

Comente a aula de Geomorfologia aqui no nosso Blog!

terça-feira, maio 06, 2008

Convocando alunos Colaboradores

Das 12 pessoas que participaram da nossa enquête 50% afirmam que falta interatividade entre os alunos! A proposta do Blog é justamente a de criar uma maior interatividade entre nós alunos!


O Blog esta aberto a TODOS os alunos que queiram colaborar. O espaço alunos colaboradores é para todos que desejarem participar com publicações diversas (Geografia Física, Geografia Humana, Cartografia, Geologia etc). Os três alunos indicados inicialmente como alunos colaboradores são só para efeito de ilustração. Eu (Ubiratan Carlos Machado) estou apenas gestando inicialmente o processo, mas as publicações devem ser estendidas a mais alunos interessados!

O intuito é criar uma rede de debates e fóruns para ser publicada aqui no portal. Tanto artigos, quanto debates em mp3, slides, powerpoints e vídeos podem ser postados aqui! Gostaríamos que os interessados se manifestassem para que pudéssemos estar nos organizando quanto ao material a ser publicado!

Geoprocessamento: um breve relato

Pessoal um bom vídeo para quem quer saber de fato, na prática, o que é Geoprocessamento!

Curso de Geoprocessamento!

Geógrafos da UNIFIEO! O departamento vai oferecer o curso de Geoprocessamento para os alunos! As inscrições vão até o dia 8 de maio (quinta-feira)! Este é um curso fundamental para quem quer trabalhar fora da área de ensino! Para quem não sabe o que é Geoprocessamento:

“O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartografiacartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas.” Resumindo: fazer mapas com ajuda de softwares (programas de computador). Para quem vai trabalhar com Meio Ambiente esse curso é indispensável!

Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Geoprocessamento

Porque é importante? Todas as áreas de Meio Ambiente e afins estão se utilizando de tecnologias derivadas do Geoprocessamento. A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, realizou uma seleção para estagiários na área de Meio Ambiente. Parte do Edital esta transcrito abaixo:

“A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, está selecionando geógrafos recém-formados ou estudantes de Geografia para atuar na confecção de mapas e levantamento de informações, utilizando SIGs, para a criação de parques municipais. Local de trabalho: Coordenadoria de Planejamento Ambiental (setor patrimônio e informações ambientais). Qualificações Conhecimento de Cartografia e Geoprocessamento. SIGs utilizados: MapInfo, Maptitude, SPRING e AutoCad. O Candidato selecionado para entrevista ter€ ¦á que demonstrar que tem domínio de algum destes SIGs.”

O salário inicial: R$ 1.330,00

Quer saber mais:
http://www.ambiente.sp.gov.br/

O curso será ministrado na própria UNIFIEO! Os dados estão a baixo

PRINCÍPIOS DE GEOPROCESSAMENTO UTILIZANDO O ARC EXPLORER

Profª Diana Hamburguer
Turma: 72/08
Duração: 9 horas
Início Curso: 20/05/2008
Final Curso: 04/06/2008
Aulas: Terças e Quintas-feiras, das 11h15 às 12h45
Programa: Consulte no site Unifieo
Valor do curso: R$ 35.00
Mínimo de alunos: 10
Inscrição até: 08/05/2008