segunda-feira, junho 21, 2010

Encontro das Américas da AGU

Com o tema “Ciência do Sistema Terra – Mudança Global e Riscos Naturais”, o Encontro das Américas da União Norte-Americana de Geofísica (AGU Meeting of the Americas) será realizado entre os dias 8 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR).

Considerada uma das maiores reuniões internacionais já realizadas na América do Sul, o AGU Meeting of the Americas terá a participação de mais de 2 mil pesquisadores de diversos países, que discutirão de maneira integrada a ciência do Sistema Terra.

Durante o evento, a comunidade brasileira de geocientistas terá a oportunidade de participar de sessões técnicas e científicas lideradas pelos principais cientistas do mundo na área.

A programação inclui 244 simpósios coordenados por mais de 600 pesquisadores em todas as áreas do Sistema Terra. Na parte sólida serão abordados campos como geologia, tectonofísica, sismologia, vulcanologia-geoquímica-petrologia, geofísica rassa, geomagnetismo e geodésia.

Na parte fluida serão discutidas áreas como hidrologia, oceanografia, paleo-oceanografia, paleo-climatologia, ciências atmosféricas, biogeociências e mudanças globais. Na parte espacial, a programação tratará de áreas como alta atmosfera e ionosfera, magnetosfera, física solar e planetologia. Haverá ainda discussão de temas gerais, como educação, divulgação científica e riscos naturais.

Os lideres das sessões apresentadas são provenientes de instituições dos Estados Unidos e Canadá (270), Brasil (180), outros países da América Latina (100), Europa (90), Ásia (18) e Austrália (6).

Um dos destaques do evento será a palestra sobre o tema “Impactos das mudanças climáticas na América do Sul”, a ser apresentada pelo climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e coordenador do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).

Além das sessões técnicas estão previstos quatro cursos pré-congresso, duas visitas técnicas à usina de Itaipu – com foco em geotecnia e hidrologia – e três excursões pré-Congresso: “Crateras de Impacto”, “Torre do Projeto LBA na Amazônia” e “Província Basáltica do Paraná”.

Duas exposições de divulgação científica ocorrerão em paralelo ao evento e serão voltadas para atrair o interesse de estudantes de ensino fundamental e médio das redes pública e privada local para o estudo das geociências: “Ciência móvel do Parque Cientec da Universidade de São Paulo” e “O que é geofisica?”, uma exposição interativa patrocinada pela Sociedade Brasileira de Geofisica.

Mais informações: www.agu.org/meetings/ja10

Nenhum comentário:

Postar um comentário