segunda-feira, junho 21, 2010

16º Congresso Brasileiro de Meteorologia

Belém sediará entre os dias 13 e 17 de setembro o 16º Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMet) que terá como tema “A Amazônia e o clima global”.

As mudanças climáticas globais e o papel da região amazônica no clima do planeta estarão no centro dos debates.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMet), o evento será organizado em áreas temáticas como “variabilidade e mudanças climáticas”, “climatologia geral”, “meteorologia sinótica e extremos meteorológicos”, “agrometeorologia” e “modelagem atmosférica”.

O evento, organizado pela Faculdade de Meteorologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, será no Centro de Convenções da Amazônia – Hangar, na Av.Dr. Freitas, s/n, Marco, Belém.

Mais informações e inscrições: www.cbmet2010.com

1º Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas

O 1º Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas (Road Ecology Brazil 2010) será realizado na Universidade Federal de Lavras (MG) entre os dias 23 e 25 de agosto de 2010.
Multidisciplinar, o evento tem o objetivo de discutir as relações sociais, econômicas e ambientais da implantação de empreendimentos lineares. O congresso contará com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros especializados em ecologia de estradas, além de representantes de órgãos governamentais e ONGs dedicadas ao tema.

Entre os conferencistas, alguns dos destaques serão Richard Forman, da Universidade de Harvard (Estados Unidos) – considerado como o “pai” da ecologia de estradas –, Miriam Goosem e Willian Laurance, ambos da Universidade James Cook (Austrália), e Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

“O papel das estradas na dinâmica da floresta tropical”, “Modelagem visando à identificação de hotspots de atropelamento”, “Licenciamento ambiental: padrões mínimos de monitoramento e mitigação de impacto ambiental”, “Rodovias e floresta amazônica: biodiversidade e socioeconomia” serão alguns dos temas de conferências e mesas-redondas.

A programação contará ainda com a apresentação de minicursos sobre os temas “Introdução à ecologia de estradas”, “Delineamento, escalas e estatísticas para previsão de atropelamento de mastofauna silvestre de médio e grande porte” e “Introdução ao geoprocessamento e aplicações para conservação”.

Mais informações: www.dbi.ufla.br/roadecology

Encontro das Américas da AGU

Com o tema “Ciência do Sistema Terra – Mudança Global e Riscos Naturais”, o Encontro das Américas da União Norte-Americana de Geofísica (AGU Meeting of the Americas) será realizado entre os dias 8 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR).

Considerada uma das maiores reuniões internacionais já realizadas na América do Sul, o AGU Meeting of the Americas terá a participação de mais de 2 mil pesquisadores de diversos países, que discutirão de maneira integrada a ciência do Sistema Terra.

Durante o evento, a comunidade brasileira de geocientistas terá a oportunidade de participar de sessões técnicas e científicas lideradas pelos principais cientistas do mundo na área.

A programação inclui 244 simpósios coordenados por mais de 600 pesquisadores em todas as áreas do Sistema Terra. Na parte sólida serão abordados campos como geologia, tectonofísica, sismologia, vulcanologia-geoquímica-petrologia, geofísica rassa, geomagnetismo e geodésia.

Na parte fluida serão discutidas áreas como hidrologia, oceanografia, paleo-oceanografia, paleo-climatologia, ciências atmosféricas, biogeociências e mudanças globais. Na parte espacial, a programação tratará de áreas como alta atmosfera e ionosfera, magnetosfera, física solar e planetologia. Haverá ainda discussão de temas gerais, como educação, divulgação científica e riscos naturais.

Os lideres das sessões apresentadas são provenientes de instituições dos Estados Unidos e Canadá (270), Brasil (180), outros países da América Latina (100), Europa (90), Ásia (18) e Austrália (6).

Um dos destaques do evento será a palestra sobre o tema “Impactos das mudanças climáticas na América do Sul”, a ser apresentada pelo climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e coordenador do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).

Além das sessões técnicas estão previstos quatro cursos pré-congresso, duas visitas técnicas à usina de Itaipu – com foco em geotecnia e hidrologia – e três excursões pré-Congresso: “Crateras de Impacto”, “Torre do Projeto LBA na Amazônia” e “Província Basáltica do Paraná”.

Duas exposições de divulgação científica ocorrerão em paralelo ao evento e serão voltadas para atrair o interesse de estudantes de ensino fundamental e médio das redes pública e privada local para o estudo das geociências: “Ciência móvel do Parque Cientec da Universidade de São Paulo” e “O que é geofisica?”, uma exposição interativa patrocinada pela Sociedade Brasileira de Geofisica.

Mais informações: www.agu.org/meetings/ja10

18º Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água

A 18ª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água será realizada entre os dias 8 e 13 de agosto, em Teresina (PI) sob o tema “Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil”.

Especialistas brasileiros e estrangeiros debaterão temas como indicadores de sustentabilidade, transferência de tecnologia, integração lavoura-pecuária, sistemas agroecológicos, manejo de adubos orgânicos e balanço de carbono. Também estão previstas cinco palestras específicas, uma para cada região do Brasil, sobre a situação e as necessidades em relação ao solo e a água de cada uma delas.

O encontro será realizado no Rio Poty Hotel, situado na Av. Marechal Castelo Branco, 555, Bairro Ilhotas, e é organizado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pela Embrapa Meio-Norte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Os trabalhos poderão ser submetidos até o dia 14 de maio somente por meio eletrônico. Mais informações e inscrições: www.cpamn.embrapa.br/rbmcsa

FFLCH recebe trabalhos para seminário de pesquisa em geografia humana

O Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebe até o dia 28 trabalhos para o quarto Seminário de Pesquisa em Geografia Humana.

O evento ocorrerá de 1o a 3 de setembro. Interessados em apresentar trabalhos devem enviá-los para o email sepege2010@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

O objetivo do evento é discutir as pesquisas de pós-graduação que vêm sendo realizadas no departamento, trazendo resultados positivos para o avanço do conhecimento geográfico.

As instruções para envio dos trabalhos estão disponíveis pela internet

Mais informações: (11) 3091-3769

quinta-feira, junho 10, 2010

Shakespeare e a política no Brasil

A revista Dicta&Contradicta chega ao seu quinto número e convida o público para o lançamento, que será acompanhado de uma palestra com Gustavo Franco. O ex-presidente do Banco Central, que além de economista é um estudioso da literatura (publicou recentemente o livro "Shakespeare e a economia), vai buscar nas peças do grande poeta inglês respostas à pergunta: o que Shakespeare diria da corrida presidencial no Brasil?

A palestra ocorrerá dia 16/06, quarta-feira, às 19h30, no auditório localizado dentro da Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, que fica na Av. das Nações Unidas, 4777.

Vale a pena conferir!

terça-feira, junho 08, 2010

1º Congresso Brasileiro de Organização do Espaço

O 1º Congresso Brasileiro de Organizaçao do Espaço será realizado entre os dias 5 e 7 de outubro em Rio Claro, interior de São Paulo, em paralelo ao 10º Seminário de Pós-graduação da Unesp-Rio Claro.

Entre os conferencistas convidados estão Antonio Carlos de Barros Corrêa (Universidade Federal de Pernambuco), Archimedes Perez Filho (Universidade Estadual de Campinas), Roberto Lobato Corrêa (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Tânia Maria Fresca (Universidade Estadual de Londrina) e Vera Maria Favila Miorin (Universidade Federal de Santa Maria).

Os trabalhos devem ser enviados até 11 de julho e inseridos em algum dos eixos temáticos, entre os quais estão “História do pensamento geográfico, teoria espacial e questões metodológicas”, “Organização do espaço urbano”, “As dimensões políticas e econômicas na organização do espaço”, “Organização do espaço rural” e “Cultura e sociedade como elementos da organização espacial”.

Os autores também poderão submeter os trabalhos à edição especial da revista Geografia.

Informações no endereço: www.cboe.tk ou pelo e-mail: congressoespaco@gmail.com.

Colóquio Internacional de Investigadores em Didática da Geografia

O Colóquio Internacional de Investigadores em Didática da Geografia (Redladgeo) será realizado de 14 a 19 de junho na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), na capital paulista.

O evento, que conta com o apoio da FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica, visa a consolidar as atividades do grupo de pesquisa da Rede de Investigação em Didática da Geografia – (Redladgeo) e é especialmente direcionado a professores de geografia da rede pública de ensino.

A organização busca proporcionar o encontro de grupos de pesquisa da área de universidades brasileiras e latino-americanas. Também está prevista a presença de pesquisadores da Espanha, Portugal e Estados Unidos.

Entre os pesquisadores convidados para o evento estão Núbia Moreno Lache (Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia), Raquel Gurevich (Universidad de Buenos Aires, Argentina), Xosé Souto Gonzalez (Universidad Autônoma de Madri, Espanha), Philip Gersmehl (Universidade de Nova York, Estados Unidos), Sérgio Claudino (Universidade de Lisboa, Portugal), Marcelo Garrido Pereira (Universidad Academia de Humanismo Cristiano, Chile) e José Armando Santiago Rivera (Universid de Los Andes, Venezuela).

O colóquio abordará os temas: “A cidade e a cultura urbana como projetos educativos”; “Evolução e perspectiva da geografia escolar”; “Didática e educação geográfica”; “Diferentes linguagens e metodologias inovadoras; “Ensino e aprendizagem nas séries iniciais” e “Experiências de aprendizagem conceitual em espaços formais e não-formais”.

A FEUSP fica na Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP.

Mais informações no endereço: www2.fe.usp.br/~redladgeo ou no e-mail: redladgeo@fe.usp.br