quarta-feira, janeiro 21, 2009

Neogeografia: o mundo da geografia digital através da cartografia

Há muitos séculos um dos ramos mais dinâmicos da geografia é a criação de mapas. A história é a prova viva de que o homem sempre precisou de mapas para guiar suas ações seja em questões relacionadas a expansão, defesa ou organização dos territórios. Desde o tempo da pedra lascada até os modernos gps o mapa sempre esteve muito presente quando estes três termos se encontram ligados: expansão, defesa e organização.

Mas, hoje estes termos não dizem respeito (ou somente interessam) aos Estados, mas agora também dizem respeito as empresas. As corporações também usam muito estes três termos: expansão, defesa e organização. Claro, que usam estes termos falando muito mais de mercados consumidores do que de guerra propriamente dita! Não nego que o termo “competitividade” seja, de fato, quase uma declaração de guerra entre empresas, mas mesmo que seja ela se dá em termos bem mais amigáveis do que os feitos por Estados Nação.

Precisamos compreender mais a evolução da criação de mapas digitais. E por conta desta evolução cartográfica o departamento de Geografia já criou o Ateliê de Mapas Digitais (Laboratório de Mapas Digitais) . Ele esta em pleno funcionamento já neste semestre! Mas, antes quero que vejam alguns vídeos sobre o tema!

Este fala sobre os mapas digitais. É um vídeo introdutório ao tema! Muito simples, mas muito instrutivo:



Este video fala sobre a evolução da construção de mapas dentro da Máquina Estatal. Veja como a criação de mapas digitais é importantíssima para a administração pública. Este campo esta crescendo e tem muito espaço para trabalhar em várias organizações públicas! Isso é aplicação prática da geografia! Do Meio Ambiente ao Planejamento Urbano!



Pode parecer muito “for a do além” o que o nosso amigo geógrafo da prefeitura falou, mas veja nesta aula sobre o uso do autocad (programa que ele mencionou) para criação de mapas digitais. Veja como é “simples” (claro que ver é bem mais fácil e simples, mas fazer requer prática) de fazer esse tipo de mapa digital quando você conhece as noções de geografia e o uso social que ela pode vir a ter!



Nós vamos ter palestras abordando esta nova dinâmica da geografia tanto em empresas como em salas de aula! Aguardem!

4 comentários:

  1. É isso aí, vamos disseminar a informação.

    Para quem ainda não sabia, no YouTube podemos encontrar aulas sobre diversos programas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Devo alertar que os 2 ultimos videos são improprios, primeiro pelo fato que o google earth não possue precisao e segundo pelo fato que existem softwares catograficos dedicados o que nao foi citado em nenhum video. Nao ha precisao e qualidade em nenhum produtos deste 2 videos, são apenas brincadeirinha de pessoas desinformadas que nao sao cartografos. Espero que os professores da faculdade de voces nao apoiem o conteudo dos filmes e muito menos voces façam uso dessas gambiaras.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Sr. Anônimo!

    Agradeço seu e-mail de alerta, mas o objetivo do blog não é ser preciso e muito menos acadêmico, mas é ser informativo. O objetivo é aproximar o aluno de um determinado conceito por vias mais práticas. E se vc reparou bem no segundo vídeo o entrevistado fala de uma “versão profissional” (segunda chave) do Google erth (veja no 3 minutos e 12). E o vídeo trata de um case prático de um município e de uma empresa privada que forneceu esse serviço.

    Acho que o material é sim de muita utilidade prática. Mas, já que o Sr. é tão bem informado, é cartógrafo e manja bem da área o sr poderia nos fornecer algum material para colocarmos no nosso blog! Isso ajudaria muito a nossa formação. Que tal? Aceitamos a crítica sim, mas gostaríamos de ver uma contrapartida mais construtiva da sua parte...

    ResponderExcluir
  4. Rafael....
    Parabéns pela divulgação destas notícias geográficas. Em relação a crítica recebida (pelo anônimo) tem percebido neste últimos anos o ataque a diversos textos de cartografia. Não quero julgar nínguém, mas parece haver uma verdadeira rede corporativista (no qual não cabe dizer quem são aqui).
    O legal destas informações é que no futuro próximo teremos estas informações divundidas para o público leigo. As informações espaciais (geográficas) serão cada vez mais parte de nosso dia-dia. Por exemplo, quem diria a alguns anos que teríamos imagens Ikonos disponíveis para todos através do Gooogle Earth? E o GPS liberado pelos militares?
    Mas ainda, por motivos escusos muitos profissionais temem a difusão deste conhecimento. O INPE disponiliza gratuitamente imagens de satélite (Landsat, CBERS,..)
    No futuro próximo os professores do ensino médio terão laboratórios de cartografia digital. Os próprios alunos manipularão os seus mapas para as aulas.

    ResponderExcluir