quinta-feira, julho 17, 2008

Missão do UNIFIEO em Cabo Verde (África)

Um grupo de professores do curso de Geografia do UNIFIEO (Eliane Kuvasney, Fernanda Padovesi Fonseca, Jaime Tadeu Oliva e Ricardo Mendes Antas Jr.) esteve entre os dias 22 de junho a 11 de julho de 2008 em visita oficial na República de Cabo Verde na África. A viagem faz parte do projeto Metodologia para diagnóstico e representação do quadro sócio-espacial em áreas urbanas numa cooperação entre Brasil e Cabo Verde aprovado no Programa de Cooperação em Matéria de Ciências Sociais para os Países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Esse projeto conta com parceiros de duas outras instituições: a psicóloga social Iolanda Évora do Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (Cesa-ISEG) e os geógrafos José Maria Monteiro Semedo e Clementina Furtado do Instituto Superior de Educação (ISE) da Universidade de Cabo Verde (UniCV).
Essa atividade, uma visita exploratória, é parte fundamental do projeto criado pelos professores para estudos urbanos comparativos entre as áreas urbanas de Cabo Verde e o segmento oeste da metrópole de São Paulo (Osasco e região). Após a visita ele deverá ser desdobrado e consubstanciado para a realização da segunda fase que consiste na realização da pesquisa propriamente dita.
Durante a estadia dos professores vários órgãos públicos foram visitados a começar pela UniCV (Universidade de Cabo Verde) que confirmou a sua parceria no projeto em audiência com o Vice-Reitor Crisanto Barros. Essa universidade é constituída por vários institutos e no ISE em cuja organização se situa o curso de Geografia os professores do UNIFIEO encontraram-se com a Chefe do Departamento de Geociências Ana Maria Fonseca Hopffer Almada e com o presidente da Instituição António Filipe Lobo de Pina. Esses reiteraram o apoio ao projeto e o interesse em participar no seu desenrolar.
Além das instituições acadêmicas, vários órgãos governamentais foram procurados para a obtenção de informações o que foi plenamente bem-sucedido, aliás, foi além do que era esperado. Alguns deles manifestaram interesse e disposição em participar diretamente da pesquisa como colaboradores, o que sem dúvida será muito oportuno e enriquecerá a pesquisa. O arquiteto Pedro Manuel Delgado, Diretor Geral do Ordenamento do Território do Ministério da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território, após assistir à palestra proferida pelo professor Jaime Oliva no ISE, onde foram expostas as concepções de urbanidade que permeiam a estrutura comparativa das cidades em questão no projeto, solicitou contato com a equipe e colocou o interesse de participação no futuro projeto, abrindo as portas da Diretoria de Serviço de Cartografia e Cadastro, comandada pela engenheira Maria da Luz Bettencourt Modesto, onde os pesquisadores terão acesso às bases cartográficas digitais de Cabo Verde.
Enquanto a equipe de professores estava em Cabo Verde, no Atelier de Cartografia no UNIFIEO, a geógrafa Ana Helena Grizotto trabalhava com os consultores em cartografia Júlio Hato e Eduardo Dutenkefer na organização de bancos de bancos de dados e na produção de mapas sobre Osasco. A seguir, com os dados novos e as novas fontes que se abriram em Cabo Verde, mapas correlatos serão produzidos sobre a capital daquele país (Praia, na Ilha de Santiago), para que se realize procedimentos comparativos e reflexivos sobre as realidades urbanas em estudo.

Um comentário:

  1. A IDA DOS PROFESSORES PARA CABO VERDE CONTRIBUIRÁ MUITO PARA O MELHOR ENTENDIMENTO DO PROCESSO DE NASCIMENTOS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS E FARÁ ENTENDER MELHOR A REGIÃO METROPOLITANA DE SAO PAULO, ASSIM COMO, O SURGIMENTO DOS SUBURBIOS.
    PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir