terça-feira, julho 08, 2008

Novidade sobre o Sol

Uma nova geração de usinas solares, chamadas de térmicas, promete produzir eletricidade 40% mais barata que a fornecida pelas usinas fotovoltaicas. O novo sistema utiliza o calor dos raios solares, refletidos por espelhos e captados por uma torre receptora. Esse calor aquece um fluido, geralmente sal liquefeito, que permanece estocado sob alta temperatura. Quando há demanda, o fluido é conduzido até um gerador e o vapor que desprende move uma turbina, gerando eletricidade.

Há hoje cerca de 50 usinas solares térmicas instaladas, em planejamento ou em construção no mundo. Apesar do enorme potencial do país, não há projetos dessas usinas no Brasil. A média diária de radiação solar sobre o território brasileiro é de 5,5 quilowatts-hora por metro quadrado - o dobro da que incide na Alemanha, um dos países que mais utilizam essa forma de energia.
Aqui vale lembrar o que o professor José Bueno Conti disse em 1996, numa aula proferida no Salão Nobre da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo): "Imaginemos um cenário futuro, em que as dificuldades técnicas tenham sido vencidas e a radiação solar possa ser captada em larga escala, a preços competitivos, para uso industrial. Nesse momento, os trópicos [inclui-se aí o Brasil] comandarão a economia do planeta. Podemos ver que, se de algum modo nossas latitudes podem nos colocar em posição de inferioridade, a culpa não é da geografia, que nos favorece, e sim da história e da economia".
Vamos aguardar que o Brasil e os demais países presentes nos trópicos possam em algum período próximo na história, conseguir de fato captar em larga escala a radiação solar para uso industrial e fornecê-la para os demais países do mundo, alterando ainda mais a nossa relação econômica com eles.

Um comentário:

  1. Caros colegas, curso Geografia na UFRJ e achei muito interessante a notícia. Parabéns, o blog está de ótima qualidade.

    ResponderExcluir