quinta-feira, junho 12, 2008

IV Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto – Aracaju - 12 a 15 de agosto

O processo de desenvolvimento sustentável a partir da estruturação de sistemas econômicos viáveis, organizações sociais justas e baixos impactos ambientais demanda estudos integrados que devem ter como suporte básico o território, seja ele um bairro, uma bacia hidrográfica ou uma área de exploração de recursos naturais.
A localização espacial dos fenômenos econômicos, naturais e sociais tem recebido destaque no momento de definição de políticas públicas (arranjos produtivos locais, controle epidemiológico, territorialização municipal) e ações privadas (geomarketing, gestão ambiental). O crescimento das atividades econômicas em torno das geotecnologias atesta a relação positiva entre o benefício e o seu custo.
A multidisciplinaridade das geotecnologias e a multifinalidade dos seus instrumentos demandam um grande esforço de intercâmbio entre os diversos profissionais que as utiliza. Construir um fórum periódico de debates e discussões sobre o tema é uma necessidade, principalmente nas regiões distantes dos grandes centros econômicos.
A realização do IV GEONORDESTE atesta a consolidação, o avanço e a fecundidade dos estudos de geotecnologias no Nordeste. O IV Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, esse ano com o tema "GEOTECNOLOGIAS E MEIO AMBIENTE", discutirá temas relevantes sobre o uso das geotecnologias no estudo e desenvolvimento dos biomas, áreas urbanas, áreas rurais, bacias hidrográficas, etc. do Nordeste brasileiro, tendo como guia os princípios básicos do uso racional dos recursos naturais.
Mais informações e inscrições em http://www.exitoeventos.com.br/geonordeste/

Nenhum comentário:

Postar um comentário