sábado, junho 14, 2008

O clima está mudando ?


Desde a sua fundação, no já distante ano de 1990, Ciência & Ambiente abria-se para os grandes temas relacionados ao mundo da ciência e do meio ambiente.

É justamente como parte desse esforço de universalização do conhecimento que deve ser compreendida a 34ª edição da revista dedicada ao tema Mudanças Climáticas. Diga-se, projeto editorial concebido bem antes do boom midiático observado em 2007 a partir da divulgação, em Paris, do último relatório do IPCC (International Panel onClimate Change). Para a montagem do número, dividido em partes iguais entre estudiosos franceses e brasileiros, há a notável colaboração de dois editores convidados – Pascal Acot (CNRS/França) e Carlos Nobre (INPE/Brasil).

Ao fim e ao cabo, a revista apresenta um alentado conjunto de 12 textos acadêmicos, porém em linguagem acessível aos leitores não especializados. Textos que abordam desde a evolução do clima até as projeções de mudanças, bem como algumas das repercussões aventadas para setores sensíveis da atividade humana, entre os quais a agricultura. Sem catastrofismos e sem sensacionalismos, como convém a um veículo que se pretende portador de idéias embasadas no conhecimento científico.

Outras informações podem ser obtidas mediante consulta à página da revista na Internet www.ufsm.br/cienciaeambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário