quarta-feira, junho 18, 2008

Produções Científicas dos Alunos de Geografia da FIEO

Apesar da pobre circulação dos informes das produções científicas dos alunos de Geografia por parte da instituição FIEO, é necessário saber e informar aos alunos que compõem o quadro de graduandos e também aos já graduados, que há na instituição uma revista voltada à publicar os projetos de pesquisa realizados pelos alunos do curso.
A revista, que recebe o nome de Revista PIBIC, tem suas diretrizes editoriais inspiradas no conceito SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, tradução e customização feita pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (http://www.ibict.br/secao.php?cat=SEER) do software OJS - Open Journal System desenvolvido pelo Public Knowledge Project da Columbia University, Canadá. Nela são publicadas os estudos realizados por alunos que tiveram seus projetos analisados e aceitos pela instituição após os mesmos passarem por um sistema de triagem e discussão para viabilizaram, ou não, as suas devidas produções.


No caso do curso de Geografia, estão disponíveis no site da Revista PIBIC (http://www.fieo.br/edifieo/index.php/pibic/index) as duas últimas edições publicadas neste, e que vem tratando de alguns assuntos ligados à nossa área. Dentro da revista encontram-se estudos realizados por alunos e orientados pelos professores que compõem o corpo docente do departamento.
É interssante de se saber, de se ler e de se promover esta informação, para que hajam novos projetos e um interesse maior por parte dos alunos do curso e por aqueles que ainda querem descobrir o quão maravilhoso é o universo geográfico e os estudos que podem ser realizados sob esse enfoque!
Abaixo os projetos que estão no site da revista, onde constam o título do projeto, o nome do aluno ralizador da pesquisa e o nome do professor orientador:

Estudo da distribuição do comércio e da indústria no munícipio de Osasco-SP
Flavio Manzatto de Souza, Eliane Kuvasney

A emancipação do município de Jandira: uma visão geral desse processo e suas conseqüências
Daniel Pires Lopes, Eliane Kuvasney


A poluição do córrego Bussocaba, Osasco-SP: uma questão ambiental urbana
Edílson Bossi Marcos, Jaime Tadeu Oliva



Nenhum comentário:

Postar um comentário